2025 marca o 25º aniversário da Comercial Química Massó SA em Portugal. Fernando Ranito, em representação da Comercial Química Massó SA no país, fala sobre os avanços que a empresa tem feito no setor agrícola, com destaque para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, como os organismos de controlo biológico. Para o futuro, a prioridade é fortalecer a equipa e manter a proximidade com os agricultores.

Este ano a Comercial Química Massó SA comemora 25 anos de presença em Portugal. Atingido este marco, o que representa a empresa no nosso país?

A Comercial Química Massó SA representa em Portugal a perseverança de uma equipa de profissionais multidisciplinares com uma estratégia bem delineada que no ano 2000 entendeu que era o momento ideal para desenvolver trabalho no nosso país apresentando produtos à época de elevada qualidade como eram o Sumisclex, Sumico, Berelex e o produto premium o COBRE NORDOX 75 WG que ainda hoje é de extrema importância no cenário dos fitofarmacêuticos em Portugal. Aos poucos foi desenvolvendo uma rede comercial com empresas de âmbito local para que deste modo estivesse mais próxima do agricultor. É com satisfação que dizemos que volvidos 25 anos a rede criada inicialmente criada ainda se mantém quase toda sendo isto um sintoma de seriedade e fidelidade entre a Comercial Química Massó SA e os seus parceiros comerciais. Representa também inovação no sentido que a empresa está sempre na procura de novos produtos seja de fornecedores ou através de desenvolvimento próprio para melhor servir o agricultor.Este ano a Comercial Química Massó SA comemora 25 anos de presença em Portugal. Atingido este marco, o que representa a empresa no nosso país?

A Comercial Química Massó SA representa em Portugal a perseverança de uma equipa de profissionais multidisciplinares com uma estratégia bem delineada que no ano 2000 entendeu que era o momento ideal para desenvolver trabalho no nosso país apresentando produtos à época de elevada qualidade como eram o Sumisclex, Sumico, Berelex e o produto premium o COBRE NORDOX 75 WG que ainda hoje é de extrema importância no cenário dos fitofarmacêuticos em Portugal. Aos poucos foi desenvolvendo uma rede comercial com empresas de âmbito local para que deste modo estivesse mais próxima do agricultor. É com satisfação que dizemos que volvidos 25 anos a rede criada inicialmente criada ainda se mantém quase toda sendo isto um sintoma de seriedade e fidelidade entre a Comercial Química Massó SA e os seus parceiros comerciais. Representa também inovação no sentido que a empresa está sempre na procura de novos produtos seja de fornecedores ou através de desenvolvimento próprio para melhor servir o agricultor.

Como a empresa adaptou a sua estratégia ao longo dos anos para atender às necessidades específicas do mercado português?

O nome Comercial Química Massó SA diz muito sobre o que é a nossa atividade: Comércio. Para isso investimos bastante em marketing: folhetos de qualidade com informação qb e ilustrativos dos produtos. Anúncios em revistas do setor, presença em feiras, colóquios. Elaboração de brindes variados. Presença nas redes sociais: linkedin, instagram, facebook, youtube, podcasts. Dito isto a estratégia da empresa pautou-se por ter no seu catálogo produtos fitofármacos, fertilizantes, bioestimulantes, reguladores de crescimento, organismos de controlo biológico de boa qualidade provenientes de fornecedores de confiança e também por desenvolvimento de uma linha de fabrico próprio de adubos e corretivos com a marca “guarda-chuva” de WELGRO.

Quais foram os principais marcos que se destacaram nestes 25 anos?

Podemos começar pelos marcos financeiros traduzidos por faturação atingida em determinados anos mais difíceis e que davam um gozo especial a sua celebração.

Marcos também de conseguirmos merecer a confiança dos nossos fornecedores ao ponto de nos darem em exclusividade o desenvolvimento do mercado de certos produtos que consideramos de máxima importância para a agricultura portuguesa. Falo por exemplo do COBRE NORDOX 75 WG da empresa Nordox, do MONCUT da empresa Nichino, do KANEMITE da empresa Agro-Kanesho Co, e a gama de organismos para controlo biológico da empresa Lallemand entre outros.

Um marco especial quando em 2005 finalmente foi possível criar uma rede de parceiros comerciais a nível nacional e houve necessidade de contratar mais um colaborador que ainda hoje se mantém na empresa.

Como está estruturada a empresa em Portugal?

Em Portugal existem dois profissionais a tempo inteiro cabendo a cada um desenvolver trabalho comercial numa zona definida. Estes elementos estão apoiados por colegas de Espanha que quando necessário se deslocam a Portugal para atividades variadas como ensaios de campo demonstrativos, visitas técnicas, marketing, etc,.

Que tipo de soluções têm ao dispor do setor agrícola?

Temos fungicidas, ex: COBRE NORDOX 75 WG, inseticidas: KANEMITE, herbicidas: LOGRADO. Uma vasta gama de fertilizantes e corretivos. Aqui posso referir o WELGRO CUAJE, WELGRO POTÁSIO, CALIBITT. Produtos orgânicos: WELGRO MAR CREMA, por exemplo ou GROWEL. Organismos de controlo biológico como por exemplo LALGUARD M52, LALSTOP CONTANS.

É uma oferta de soluções vasta que não está aqui toda mencionada para não tornar esta entrevista maçadora. Mas mais informação pode ser obtida na página web: www.massoagro.com

Qual ou quais a(s) cultura(s) mais representativa (s)? E porquê?

Estamos presentes e com expressão considerável no setor do Olival com o fungicida COBRE NORDOX 75 WG e a gama de fertilizantes WELGROS. E também no setor da fruticultura com os fitoreguladores EXILIS, PERLAN, KUDOS, SITIS e os nutricionais WELGRO CUAJE, CALIBITT. Mas temos soluções para todas as outras culturas.

Que apoio/papel desempenha junto dos agricultores?

A nossa ação junto do agricultor é sempre coordenada com o parceiro comercial da zona. Apesar de caber também ao distribuidor local a tarefa de divulgar os produtos da gama da Massó, o Técnico da Massó deve também ter esse papel quer dando soluções a problemas ou situações concretas apresentando programas de tratamentos ou até fazendo ensaios demonstrativos para que assim seja mais fácil passar a mensagem acerca da qualidade e vantagens na utilização dos nossos produtos.

Qual tem sido o investimento em investigação e desenvolvimento de novas soluções?

No plano da investigação o investimento é representativo. Por vezes em colaboração com o fornecedor de determinado produto ou em parceria com centros de investigação em muitos dos casos de universidades (…).

→ Leia este e outros artigos completos na Revista Voz do Campo edição de março 2025, disponível no formato impresso e digital.

Saiba mais sobre a Comercial Química Massó: www.massoagro.com


SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)