Presidente da AlgarOrange, José Oliveira
A AlgarOrange (Associação de Operadores de Citrinos do Algarve) e o COTHN-CC (Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências) realizaram o 3º Balanço da Campanha dos Citrinos no final do mês de outubro com o objetivo de promover um amplo espaço de debate sobre as temáticas fundamentais para o futuro da Citricultura da região do Algarve.
Ao mesmo tempo, como nos explica em entrevista o presidente da AlgarOrange, José Oliveira, o evento quis promover a divulgação científica e tecnológica, capaz de contribuir para o lançamento de novas estratégias de inovação e competitividade, indispensáveis para a modernização e o desenvolvimento desta fileira.
Os objetivos do 3º balanço de campanha dos citrinos foram atingidos? Qual a adesão do setor?
Sim, consideramos ter atingido os objetivos pretendidos, os quais passavam por manter atuais os temas que preocupam o setor (seca e pragas) e expressar em síntese os resultados da campanha anterior através do seu balanço. Tivemos uma boa adesão pois o auditório da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve esteve completamente cheio. Devemos também referir o excelente apoio dos nossos parceiros institucionais e também comerciais, que na nossa opinião desempenham um papel muito importante para a vida do setor.
Uma novidade deste Balanço foi a criação do Espaço Scientific. Que necessidade esteve na sua origem e que tipo de projetos estiveram em destaque?
No nosso entender a ciência é o vetor fundamental do conhecimento. Tudo o que passe pela divulgação de novos produtos, tecnologias e melhores metodologias no desenvolvimento da produção são fundamentais para o futuro de qualquer atividade (…).