Muitas vezes, ao observar-se uma planta tende-se a considerá-la como um único ser vivo, mas hoje sabe-se que não é bem assim, na verdade quando se olha para uma planta observam-se várias centenas de milhões de seres vivos.

As plantas, como todos os seres vivos multicelulares, são colonizadas por microrganismos que desempenham um papel fundamental no seu metabolismo, ocupando o interior da planta ou endosfera, sendo por isso conhecidos como “endófitos”. Esses microrganismos endofíticos vivem e/ou ficam isolados no interior dos tecidos vegetais e não causam danos ao hospedeiro (Hardoim et al. 2008). Entre eles encontramos bactérias, protozoários, archaea, vírus, fungos: filamentosos, oomicetos, micorrizas, etc.

Praticamente todas as plantas são colonizadas por uma variedade de bactérias conhecidas como endófitas. Essas bactérias endofíticas podem ser detetadas num determinado momento dentro de tecidos vegetais aparentemente saudáveis (SCHULZ e BOYLE, 2006).

A presença de bactérias em outros seres vivos é amplamente estudada. Assim, nos animais, por exemplo, encontramos diferentes microrganismos em diferentes órgãos, esses microrganismos cumprem várias funções: algumas bactérias auxiliam na digestão dos alimentos, destroem as células causadoras de doenças e fornecem vitaminas. Assim, quando uma ovelha (ou qualquer herbívoro) se alimenta de erva, as bactérias do seu sistema digestivo digerem a celulose e a lignina para que possa extrair os nutrientes do tecido vegetal, sem estas bactérias os herbívoros não poderiam alimentar-se das plantas.

As próprias pessoas são colonizadas por microrganismos: estima-se que cada pessoa possua 39 triliões de bactérias, o que representa entre um ou dois quilos do nosso peso corporal.

No caso das plantas, a maioria das bactérias endofíticas coloniza diferentes compartimentos da planta, como o apoplasto, incluindo os espaços intercelulares e os vasos do xilema. Alguns deles são capazes de colonizar os órgãos reprodutivos das plantas, por exemplo, flores, frutos e sementes (STONE et al., 2000). ., 2000).

A principal fonte de bactérias endofíticas é o SOLO, a partir daí as bactérias penetram no tecido vascular da planta, passando das raízes aos caules, folhas, flores e sementes, a planta seleciona e filtra o tipo e quantidade de microrganismos, pelo que a sua quantidade e diversidade é maior nas raízes e diminui à medida que avançamos em direção aos caules e folhas até chegarmos às flores e sementes.

Existe uma relação complexa entre bactérias endofíticas e a planta hospedeira, acredita-se que estas estimulem o crescimento vegetal através da mobilização de nutrientes do solo, produzindo inúmeros reguladores de crescimento vegetal, protegendo as plantas de fitopatógenos controlando ou inibindo estes, melhorando a estrutura do solo, os processos de biorremediação de solos contaminados pelo sequestro de metais pesados tóxicos e compostos xenobióticos nos tecidos vegetais (AHEMAD, 2012).

O estudo dessa relação planta-microrganismos endófitos começa a ser mais aprofundado hoje e é uma importante fonte de conhecimento para o desenvolvimento de novos produtos Biofertilizantes, pois podem atuar como Promotores do Desenvolvimento Vegetal.

O Ferttybyo é um produto que contém um conjunto de microrganismos cuidadosamente selecionados pela Arvensis. A sua aplicação contínua provoca um aumento no desenvolvimento vegetativo da planta, favorecendo interações benéficas no ambiente rizosférico e no desenvolvimento das culturas.

O Ferttybyo é produzido a partir de suspensões de células líquidas de microrganismos benéficos com uma alta população (entre 109-1012 UFC/mL). Os microrganismos contidos, uma vez aplicados, estabelecem-se na zona rizosférica das plantas, estabelecendo interações simbióticas nas quais a planta e o microrganismo se beneficiam mutuamente. A planta fornece substâncias necessárias para o desenvolvimento de microrganismos (como certos açúcares), enquanto os microrganismos fornecem à planta uma infinidade de substâncias que, por si só, são incapazes de produzir.

Pode ser aplicado em todos os tipos de solos saudáveis e degradados e naqueles em que a presença de microrganismos benéficos foi afetada negativamente. Pode ser aplicado em solos argilosos, argilosos ou arenosos, sendo igualmente eficaz. O Ferttybyo melhora visivelmente a qualidade das raízes e a resistência da planta a sofrer doenças sem atacá-la ou comprometer a sua qualidade final.

Os principais mecanismos de ação dos microrganismos contidos em Ferttybyo são os seguintes:

. Fixação biológica do azoto atmosférico;

. Solubilização do fósforo insolúvel do solo;

. Mobilização de potássio coloidal e mineral;

. Produção de substâncias fisiologicamente ativas;

. Enraizamento e bioestimulação.

→ Leia o artigo completo na edição de dezembro de 2022.

Mais informação: www.fitolivos.pt