Com o objetivo de diversificar a origem da batata produzida pelas empresas que formam o Grupo Intersur, em 2022 foi criada INTER PORTUGAL BATATAS, LDA.
Com o objetivo unívoco de diversificar a origem da batata produzida pelas empresas que formam o Grupo Intersur, e de modo a poder fornecer batata nova aos seus clientes, praticamente durante todos os meses do ano, em 2022 foi criada a INTER PORTUGAL BATATAS, LDA. É a nova empresa do Grupo Intersur, estabelecida em Portugal e liderada por Sérgio Margaço.
O Grupo Intersur inclui atualmente as seguintes empresas, em três países:
• Espanha: AGROMAR HISPANA, INTERSUR 2011 e INTERSUR Logistica;
• França: AGROMAR FRANCE e DAY PRESTA;
• Portugal: INTER PORTUGAL BATATAS, LDA
A estratégia do Grupo Intersur baseia-se na diversificação das suas zonas de produção nos países onde está presente, com o objetivo comum de poder oferecer batata com qualidade aos seus clientes (centrais embaladoras e fábricas), em vários países e de forma contínua. Com a produção em diferentes países e regiões consegue um escalonamento das épocas de cultivo, devido às diferentes condições de solos e climas. Assim, a produção de batata nova em Portugal é complementar à produção noutros países.
As atividades principais da INTER PORTUGAL englobam:
• Fornecimento de batata-semente (a INTER PORTUGAL representa a STET Holland);
• Contratação com produtores nacionais de batata nova certificada (ex., GLOBALGAP e GRASP);
• Comercialização de batata nova no mercado nacional e exportação.
Os objetivos são desafiantes para que, em estreita colaboração com produtores nacionais, o Grupo Intersur disponha de batata nova com qualidade para os seus clientes, com uma valorização justa.
Aposta na batata nova portuguesa é uma resposta às necessidades dos principais clientes do Grupo Intersur
A aposta na batata nova portuguesa é uma resposta às necessidades apresentadas pelos principais clientes do Grupo Intersur que pretendem, se possível, dispor de referências para os seus clientes, com batata nova praticamente durante 12 meses por ano. Os requisitos de qualidade e de segurança alimentar são elevados, pelo que é necessário o cumprimento de Boas Práticas Agrícolas, comprovadas por laboratórios e entidades certificadoras, independentes e acreditados para o efeito. Só com a certificação da batata nova produzida em Portugal se poderá entrar em novos clientes e em novos mercados. Em Portugal, existem produtores com condições de solo, clima e disponibilidade de equipamentos e tecnologia, assim como de água para rega que conseguem corresponder a estes objetivos que o Grupo Intersur está a propor-se.
No Grupo Intersur os produtores são como “sócios” porque só com uma relação muito aberta, baseada numa total transparência é que os resultados aparecem. E a história das últimas décadas do Grupo Intersur em Espanha e em França, são a prova disso mesmo, com o Grupo a crescer anualmente em quantidade e em valor, a par com os produtores. Esta realidade só é possível porque os clientes do Grupo Intersur reconhecem esta forma de produzir e de estar no mercado.
No Grupo Intersur, também há uma atualização permanente ao nível das novas variedades de batata obtidas pelos principais parceiros multiplicadores de batata-semente, através da realização de ensaios de campo e de verificação da aptidão das mesmas após a colheita, assim como da constatação da aceitação e interesse por cada variedade pelos clientes. Hoje existem muitas variedades no mercado, e para o estabelecimento de programas de fornecimento contínuo, mesmo quando se produz em diferentes origens, é necessário obter escala e apostar em variedades novas com bons indicadores de desempenho para que possam tornar-se “grandes variedades”, tanto a nível agronómico como culinário, que respondam às expetativas e desejos atuais dos consumidores.
Na produção de batata nova em Portugal é necessário limitar os fatores de risco
No caso da produção de batata nova em Portugal é necessário limitar os fatores de risco, seja nas condições de produção (ajustar as variedades a cada situação de solo e clima), seja no evitar da concentração da oferta, especialmente nos meses em que se verifica uma redução sazonal no consumo (meses de verão).
No Grupo Intersur dedica-se muita atenção ao escalonamento das datas de instalação da cultura da batata (e variedades para vários usos culinários e segmentos de mercado) para se alargar o período da oferta da batata nova aos clientes ao longo do ano e por isso a inclusão da produção de batata estival para colheita no inverno.
A nova empresa, apesar de ter a batata como o seu produto principal, também está disponível para o estabelecimento de programas de produção com outros produtos agrícolas, desde que possam apresentar vantagens e benefícios para os diferentes elos da cadeia de valor, desde o produtor aos clientes. Nos últimos meses, foi feito um levantamento de quais os produtos, zonas de produção e épocas de cultivo. Este tema, está a ser estudado em conjunto com alguns clientes para se verificar a possibilidade de se iniciar a produção. Contudo, na batata está o maior foco e no caso de outros produtos, terá de se seguir sempre as diferentes etapas de desenvolvimento do negócio para a sua validação.
A INTER PORTUGAL possibilita o acesso da batata nova portuguesa com qualidade ao mercado e para tal, está sempre disponível para parcerias assentes na sustentabilidade.
Autor:
Sérgio Margaço
INTER PORTUGAL
Tel.: 913 894 820 | Email: sergio@grupointersur.es
www.grupointersur.es
→ Artigo completo publicado na edição de janeiro 2023 da Revista Voz do Campo.