No âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, o Primeiro-Ministro, António Costa, visitou no dia 25 de janeiro a Herdade do Couto da Várzea, em Idanha-a-Nova, para uma jornada em torno da agricultura.
António Costa teve a oportunidade de conhecer melhor esta propriedade que evoluiu para o Green Valley Food Lab, área de localização empresarial que inclui também a Herdade das Lombas, o Centro Logístico Agroalimentar do Ladoeiro e, mais recentemente, o Ribeiro do Freixo, num total de cerca de 800 hectares.
O Executivo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, liderado por Armindo Jacinto, recebeu o Primeiro-Ministro, que esteve acompanhado da Ministra da Agricultura e da Alimentação, da Ministra da Presidência, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Ministra da Coesão Territorial, bem como de vários Secretários de Estado.
Aos governantes, o Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, deu a conhecer alguns dos projetos inovadores do concelho – a primeira Bio-Região de Portugal – e enalteceu a importância destas ações para o Governo conhecer melhor as potencialidades do país.
“Estamos num espaço que visa apoiar as empresas e os empresários, a experienciarem, com inovação e tecnologia, processos sustentáveis de desenvolvimento a partir do sector primário, agroalimentar e industrial”, começou por explicar Armindo Jacinto.
O autarca salientou que “temos atualmente na Herdade do Couto da Várzea cerca de 50 empresas, 500 postos de trabalho e a perspetiva de 1000, no auge das atividades empresariais. No total, na Campina de Idanha-a-Nova estão a ser feitos investimentos de cerca de 100 milhões de euros, que incluem a produção e transformação agroalimentar”.
António Costa mostrou-se satisfeito com o que viu: “Temos de pôr mais conhecimento e maior valor naquilo que produzimos”, afirmou. “Como o senhor Presidente da Câmara de Idanha-a-Nova diz, só há uma forma de combater a baixa densidade: aumentar a intensidade da economia nestes territórios. Ora, a melhor forma de aumentar a intensidade da economia nestes territórios é dar maior valor àquilo que há nestes territórios”, concluiu.
Os governantes visitaram as instalações da empresa Sementes Vivas, que tem sede na Herdade do Couto da Várzea, distinguida como “Empresa Gazela” por apresentar um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios.