A Associação de Municípios da Cova da Beira retomou as ações de fogo controlado do curso de Especialização em Fogo Controlado reconhecido pelo ICNF.
Estas intervenções no território, enquadram-se num planeamento Local/ Municipal e têm como objetivos principais reduzir a carga de combustível existente e criar descontinuidades na vegetação, aumentando desta forma a resiliência do território à propagação de incêndios rurais.
As ações decorreram em Seia, onde se trataram parcelas de povoamentos de Pinheiro-bravo com diferentes exposições, declives e densidades.
Esta diversidade de características permitiu, no âmbito desta formação, aplicar diferentes técnicas de ignição, por pontos, linhas e ainda dividir em várias subparcelas para executar várias linhas de ignição em simultâneo.
Os trabalhos decorreram com o apoio incondicional de várias equipas dos Serviços Municipais da Proteção Civil de Seia, Bombeiros Voluntários de Seia e Bombeiros Voluntários de São Romão.
Com esta formação podem ser dadas respostas às necessidades dos agentes locais, nomeadamente baldios, pastores e caçadores, resultando assim em ações de prevenção de incêndios rurais de forma integrada.
Esta formação que se iniciou no ano passado com uma componente teórica e outra prática insere-se no objetivo específico de aumentar a resiliência territorial para os riscos naturais e transfronteiriços e será realizada através do projeto BIOFRONTERA II – Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha, que visa melhorar a Gestão dos Recursos Naturais através da Promoção da Adaptação às Alterações Climáticas, Prevenção e Gestão de Riscos.