No cenário atual de alterações climáticas e de abandono das zonas rurais, os incêndios florestais têm causado cada vez mais impactes económicos, ambientais e sociais nestas áreas.

Figura 1: Vista aérea do ecoponto florestal da Bodiosa

Os relatórios produzidos anualmente, refletem a grande relevância das práticas do uso de fogo para destruição dos sobrantes agroflorestais enquanto causa de incêndios rurais. A solução que melhor aceitação tem, passa pela correta gestão de combustíveis florestais, com o seu aproveitamento energético e material.

No Município de Viseu existe uma rede de ecopontos florestais que permite aos residentes depositar os resíduos agroflorestais e de limpeza de jardins, evitando a necessidade da realização de queima de amontoados potencialmente causadores de incêndios. Em função do seu caráter de inovação, interesse e utilidade, estas estruturas vieram abrir várias linhas de investigação científica com vista à conceção de ecopontos florestais de segunda geração que possam ser disseminados por todo o território nacional.

Projeto BioValor pretende estudar a valorização da biomassa residual resultante de limpezas, da biomassa residual resultante de limpezas, desbastes ou exploração no terreno

O projeto BioValor, coordenado pelo Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viseu, pretende estudar a valorização da biomassa residual resultante de limpezas, desbastes ou exploração no terreno, não só do ponto de vista energético, mas também como aditivo orgânico do solo operando como agente sequestrador de carbono e potenciador do equilíbrio do ecossistema do solo. Por outro, pretende-se facilitar comunicação entre gestores e utilizadores, informatizando o processo, com recurso a sensores IoT e aplicações para a web. Através da recolha, processamento e análise de dados, será possível aferir diversas variáveis, gerar relatório e posteriormente otimizar os processos de gestão (…).

→ Leia o artigo completo publicado na edição de fevereiro 2023 da Revista Voz do Campo.

Autores:
Isabel Brás, Elisabete Silva, Sérgio Lopes
Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Centro de Investigação em Serviços Digitais
Campus Politécnico, 3504-510 Viseu

  • Mantenha-se informado todos os meses!