A apresentação da “Agenda Mobilizadora InsectERA – #Construir o Futuro”, foi apresentada esta terça-feira, 14 de fevereiro, pelas 10 horas, na Sala Tejo do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém.

Agenda Mobilizadora InsectERA, um consórcio de mais de 40 entidades nacionais, vai investir 43 milhões de euros para colocar Portugal na vanguarda mundial da bioindústria dos insetos.

Um consórcio com 42 empresa, entidades do sistema cientifico e tecnológico, associações e instituições oficiais está apostado em investir cerca de 43 milhões de euros na criação de um setor inovador assente em económica circular, sendo que a maior parte do investimento está afeto às empresas e mais de 50% do investimento proposto é produtivo, gerando mais de 140 postos de trabalho diretos e criado a Zona Económica Circular de Pernes, aquela que, que seja do nosso conhecimento, será a primeira Zona de Desenvolvimento Económico totalmente dedicada a atividades de económica circular e onde se converterão dezenas de milhar de toneladas de bagaço de azeitona em produtos de valor acrescentado para os setores agroalimentar e bioindustrial.

Com a designação Agenda Mobilizadora InsectERA – a ERA dos insetos, o consórcio pretende desenvolver a industrialização, comercialização e exportação de produtos inovadores à base de insetos, com soluções nutricionais para pessoas, animais e plantas, oportunidades para indústrias da cosmética e dos bioplásticos, bem como para o setor da biorremediação, através da criação de soluções de valorização de resíduos orgânicos.

Entre os objetivos gerais da Agenda estão a criação três novas fábricas de produção de insetos, a criação de uma fábrica de produção de quitosano e de um centro logístico. Estão também contemplados investimentos com obras de construção ou adaptação, aquisição de equipamentos produtivos, incluindo sistemas de climatização, de processamento e de biodigestão, equipamentos de laboratório de controlo de qualidade, embalamento e instalação de painéis solares. Com este programa de investimento prevê-se atingir a industrialização de, pelo menos, 100 novos produtos, processos e serviços à base de insetos para o mercado

A Agenda Mobilizadora InsectERA – a ERA dos insetos, apelidada de “maratona em sprint” pelo seu líder, Doutor Daniel Murta, tem como objetivos desenvolver três novas fábricas de produção de insetos, a criação de uma fábrica de produção de quitosano e um centro logístico até 2025.

De acordo com Daniel Murta, líder da Agenda “os insetos são uma solução que vem reforçar a sustentabilidade ambiental no setor agroalimentar, trazendo mais eficiência à cadeia de valor”. Com o envolvimento de todo o setor agroalimentar poderemos colocar Portugal na vanguarda mundial desta indústria, protegendo o ‘know how’ português e elevando a tecnologia nacional a outro patamar. Este é um investimento estratégico que pode tronar-se num marco histórico, uma vez que permite que Portugal se afirme num sector inovador.

O consórcio envolve três produtores de insetos em Portugal (EntoGreen, Thunderfoods e The Cricket Farm Company), a consultora de inovação tecnológica INOVA+, os laboratórios colaborativos B2E CoLab, Colab4Food, FeedInov CoLab e InnovPlantProtect CoLab e as empresas Auchan, Mendes Gonçalves, Agromais, Mesosystems, Sorgal, Savinor, Nutrifarms, PetMaxi, Rações Zêzere, Sensetest, Solfarcos, VOID Softwares, Plásticos Joluce, Monliz, Lisbon Law, entre outras.