A Sustentabilidade faz parte do ADN Biond. Sustentabilidade ambiental, social e económica. É com base neste princípio que a Biond (e as bioindústrias de base florestal que representa) desenvolve a sua atividade.
Sendo, reconhecidamente, um dos principais agentes ativos para o crescimento e preservação da floresta nacional, a Biond pratica e promove uma gestão sustentável da floresta, de acordo com as melhores práticas, com vista à obtenção de matéria-prima natural e renovável para a produção de bioprodutos inovadores, sustentáveis e recicláveis.
Na conferência “Floresta ao Centro”, promovida pela Câmara Municipal de Pedrógão Grande, António Sousa Macedo, coordenador do projeto “Melhor Eucalipto”, explicou como é que a Biond consegue, com ações concretas no terreno, aumentar a produtividade e, simultaneamente, a sustentabilidade. Sendo a floresta uma realidade multi-abrangente, deve garantir uma convivência harmoniosa entre conservação e produção, ambas dimensões de grande relevância, compatíveis entre si e que permitem o desenvolvimento ambiental, social e económicos dos territórios.
No âmbito do projeto “Melhor Eucalipto”, a Biond desenvolve os programas “Limpa e Aduba”, “Recuperar Mortágua” e “Replantar Pedrógão”.
Em Pedrógão Grande, trata-se de um programa piloto de rearborização de áreas ardidas, agregando parcelas e proprietários (mais de 40 pequenos proprietários), que voluntariamente entendem aderir, assegurando, desta forma, maior produtividade, biodiversidade e resiliência.
O programa “Replantar Pedrógão” é desenvolvido numa parceria com a APFLOR – Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Pedrogão Grande. Com duas campanhas de execução (primavera de 2021 e 2022), este programa já rearborizou cerca de 120 hectares de floresta ardida, com pinheiro-bravo, eucalipto, medronheiro e carvalhos, e assegurou 54 km de aceiros e caminhos.
A Biond representa um conjunto de Associados – Altri, DS Smith, Renova e The Navigator Company – que constituem uma Bioindústria Sustentável, Estratégica e Inovadora.