A 6º edição das 24H Agricultura Syngenta iniciou-se hoje na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, sob o tema: Agricultura Regenerativa com mais de 100 estudantes de ciências agrárias em competição formativa.

O futuro da agronomia está no presente mas também muito nas gerações futuras.Neste primeiro dia os estudantes realizaram diversas provas, entre as quais calibrar pulverizadores para aplicação segura e eficiente de produtos fitofarmacêuticos, identificação de componentes de motores e tratores, detetar problemas fitossanitários nas vinhas com a armadilha digital Trap View, que identifica de forma automática a traça-da-uva (Lobesia botrana) e monitoriza a população da praga nas vinhas, ajudando os viticultores a posicionar os tratamentos inseticidas no momento adequado, através de informação em tempo real sobre a pressão da praga.João Cardoso, diretor executivo da ANIPLA, apresentou a Smart Farm Virtual, a plataforma que reúne informação sobre boas práticas agrícolas na proteção das culturas agrícolas, biodiversidade na agricultura e agricultura digital.

As empresas Syngenta, Hubel Verde, Hubel Engenharia e Sustentabilidade, John Deere, Cotesi, Lipor, Magos Irrigation Systems e Pulverizadores Rocha patrocinam esta competição formativa e participam ativamente na elaboração das provas para os estudantes, juntamente com a organização e a escola anfitriã.

Durante 24 horas consecutivas, desde as 8h do dia 1 de abril até às 8h do dia 2 de abril, os estudantes vão realizar cerca de 30 provas, de campo e teóricas, testando as suas competências técnicas e comportamentais.

As provas técnicas foram organizadas em torno dos cinco pilares da “Agricultura Regenerativa”: Cobertura vegetal permanente do solo; Diversificação, consociação e rotação de culturas; Aplicação precisa de fatores de produção; Distúrbio mínimo do solo e Integração de animais no sistema agrícola

A Magos Irrigation Systems permitiu uma prova dedicada à sua atividade que foi a instalação de um sistema de rega, com fita de rega e manga de condução.

Na prova da Cotesi os estudantes ficaram a conhecer o mulch de papel 100% biodegradável para o solo. Um excelente contributo para a Agricultura Regenerativa.

A Lipor desafiou também os estudantes para uma prova de identificação de sementes, sementeira e plantação de estacas com os novos substratos Nutrimais.

As 24H AGRICULTURA SYNGENTA são uma iniciativa organizada sob orientação científica e pedagógica da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com a IAAS Portugal – Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas e a SFORI, empresa de formação experiencial.

A 6.ª edição das 24h Agricultura Syngenta chega ao fim com muitos vencedores, muita aprendizagem, partilha, entrega e amizade. O primeiro lugar ficou em casa na Escola Superior Agrária de Bragança, mas todos os estudantes são vencedores nesta competição formativa!

Este evento é uma oportunidade única de aprendizagem, de networking com empresas líderes do setor agrícola e de convívio entre estudantes de todo o país.

(Notícia em atualização)