Em março, a LUSOSEM organizou uma Jornada de Campo dedicada às forragens, na Herdade do Cabido em Arraiolos, com cerca de uma centena de participantes entre agricultores, técnicos, investigadores, academia e alunos de Agronomia.
Esta jornada com grande adesão, em que se visitou “in loco” grande parte do catálogo de forragens LUSOSEM, teve como principal objetivo a divulgação de informação técnica e a partilha de experiências na produção de forragens para ganhos de eficiência com vista à rentabilidade e competitividade das explorações agrícolas.
As sementes de forragens são um dos segmentos a que a LUSOSEM tem dedicado especial atenção, conscientes de que uma alimentação animal à base de forragens de gramíneas e leguminosas desempenha um papel cada vez mais importante na produção de leite e de carne. Para expressar todo o seu potencial produtivo, o efetivo pecuário deve ser alimentado com programas nutricionais, onde as forragens de qualidade são uma componente fundamental. As gramíneas e as leguminosas são uma excelente fonte de proteína tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo. O agricultor pode aumentar os rendimentos obtidos investindo na produção de proteína na sua própria exploração, recorrendo a sementes de elevada qualidade (extreme ou misturas forrageiras).
A LUSOSEM através da sua equipa promove as melhores soluções e produtos de elevada qualidade através de um trabalho diário de divulgação e apoio por parte da equipa técnica e comercial para encontrar as alternativas na produção de forragens mais adaptadas a cada condicionalismo.
A LUSOSEM expressa a sua gratidão a todos os participantes pelo sucesso do evento, agradecendo-lhes pela presença e participação ativa e interessada. Em particular, deixa um agradecimento especial ao Dr. Miguel Duarte Silva e ao Fábio Soares – Herdade do Cabido, bem como ao Nelson Martins – Caminhos do Futuro, pela sua disponibilidade na instalação e acompanhamento do campo, bem como por ajudarem na organização da Jornada.