Uma ‘Bio-Região’ é uma área geográfica onde os agricultores, os consumidores, os operadores turísticos, as associações e as autoridades públicas celebram um acordo para a gestão sustentável dos recursos locais, com base em princípios e práticas biológicas. Neste momento em Portugal há cinco.Uma ‘Bio-Região’ é uma área geográfica onde os agricultores, os consumidores, os operadores turísticos, as associações e as autoridades públicas celebram um acordo para a gestão sustentável dos recursos locais, com base em princípios e práticas biológicas. A primeira experiência aconteceu em Cilento (Itália) em 2004, onde foi constituída a ‘Bio-Região Cilento’ e mais tarde, com a criação da IN.N.E.R. – Rede Internacional de Bio-Regiões – disseminou-se um pouco por todo o mundo.

Até agora há 57 Bio-Regiões em funcionamento na Europa, em países como Itália, Portugal, França, Espanha, Áustria e Suíça. Mas o processo de constituição de mais Bio-Regiões está a decorrer na Alemanha, Noruega, Suécia e Finlândia.

A Portugal as ‘Bio-Regiões’ chegaram depois da execução da tese de Mestrado em Agricultura Biológica efetuado por Custódio Oliveira na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, sobre o tema ‘Proposta de Desenvolvimento de uma Estratégia Territorial Biológica – o Caso do BioDistretto e a sua Aplicação em Portugal’, em grande medida resultado do estágio profissional efetuado ao abrigo do Programa Erasmus, desenvolvido na Associação Italiana para Agricultura Biológica (AIAB), em direta colaboração precisamente com a Associazione BioDistretto Cilento.

Entretanto, no âmbito do “European Green Deal” (Plano Ecológico Europeu) o objetivo é atingir 25% das terras agrícolas em Modo de Produção Biológico, até 2030, em todos os Estados-Membros europeus. No mesmo sentido, a Estratégia “Farm to Fork” (Do Prado ao Prato) está a concentrar-se na promoção da transição para sistemas alimentares sustentáveis e é seguida por um “Plano de ação para o desenvolvimento da produção biológica” a partir de 2021, onde a Comissão Europeia inclui as Bio-Regiões como uma das ações (…).

→ Leia o artigo completo na edição de abril 2023 da Revista Voz do Campo.