Local: Couto da Várzea – Idanha-a-Nova

» João Rodrigues

Este projeto teve origem em 2020 a partir de um pomar já existente desde 2014.

A aposta no modo de produção biológico vai ao encontro da estratégia definida pelo Município de Idanha-a-Nova em 2018 e que visa promover as potencialidades do concelho de uma forma diferenciadora e mais sustentável. Neste sentido, a promoção dos produtos biológicos converge com a promoção do território e das suas particularidades com vista ao desenvolvimento das suas capacidades económicas, sociais e culturais.

O modo de produção biológico é um sistema global de gestão das explorações agrícolas que combina as melhores práticas ambientais, um elevado nível de biodiversidade, a preservação dos recursos naturais, a aplicação de normas exigentes e métodos de produção em sintonia com a preferência de certos consumidores por produtos obtidos utilizando substâncias e processo naturais.

A produção MPB evoluiu substancialmente na última década, fruto da consciencialização de produtores e consumidores numa agricultura sustentável, sem a necessidade de aplicação de pesticidas nem adubos químicos. Neste momento em Portugal o MPB tem ainda um longo caminho a percorrer.

A procura por este tipo de produtos está muito centrada nos principais pólos urbanos do país (Lisboa e Porto), sendo ainda considerado um produto de nicho (…).

→ Leia mais na reportagem completa da edição de abril 2023 da Revista Voz do Campo.

Subscreva e receba todos os meses conteúdos exclusivos.