Sempre numa perspetiva de economia circular e gestão sustentável dos resíduos produzidos nos seus oito municípios associados, desde 2006 que a LIPOR lançou no mercado um corretivo orgânico, apto para o Modo de Produção Biológico – o Nutrimais.

É em túneis fechados que os microrganismos, com o auxílio da temperatura, ar e água, decompõem os resíduos orgânicos separados na origem. Através deste processo de compostagem é produzido um corretivo agrícola orgânico de elevada qualidade e 100% natural. Todo o processo de valorização orgânica é altamente monitorizado, desde a entrada das matérias-primas, separadas na sua origem, até ao lote final, não sendo colocado no mercado de fatores para a produção agrícola sem o rigoroso controlo analítico e verificação de todos os parâmetros de qualidade.

O Nutrimais é um corretivo agrícola orgânico totalmente higienizado, ausente de agentes patogénicos, garantindo a segurança alimentar nas culturas agrícolas em que é aplicado.

A aplicação de corretivos orgânicos de qualidade, como é o caso do Nutrimais, permite reduzir a ocorrência de doenças, quer pela ausência de patogénicos, quer pela existência de microrganismos benéficos que atuam como probióticos nas culturas agrícolas, cientificamente comprovada.

O Nutrimais é um produto classificado como classe I-produto com baixo teores em metais pesados, registado na DGAE ao abrigo do decreto lei nº 103/2015 e aprovado pela DGADR para Agricultura Biológica (…).

→ Leia o artigo completo na edição de abril 2023 da Revista Voz do Campo.

Autor:
Filipa Teixeira
Gestora Comercial NUTRIMAIS