Produtor de citrinos (limão, limas e outros).

Local: Rocas do Vouga, Sever do Vouga

Numa análise meramente local parece-me que o número de agricultores biológicos tem vindo a aumentar, possivelmente por ser um setor ainda pouco concorrencial. Para uma progressão neste tipo de agricultura, e até na agricultura em geral, faz falta uma “chave mestra / orientadora / impulsionadora”, que tem de passar pelo Ministério da Agricultura. Faz falta aconselhamento regional, com acompanhamento local aos produtores, fomentar orientações, possíveis apoios e tratamento documental, com custos aceitáveis, dado que neste setor, como é sabido, a maioria das pessoas tem uma formação básica, ou pouco mais. Há necessidade de informação do preço dos produtos no mercado, com atualizações constantes, quer para o produtor, quer para os intermediários (grossistas).

Quanto ao controlo do qualidade, ele começa por ser efetuado no local, pela empresa certificadora e após os produtos no mercado, através da ASAE/outros, quer no armazenista quando existe ou no estabelecimento de venda a retalho.

A minha empresa, dedica-se essencialmente à produção de citrinos, como o limão, limas e outros em pouco mais de um hectare (de lembrar que na região predomina o minifúndio). Estamos a caminho de faturar próximo de 50mil euros /ano, que considerando outros intervenientes no negócio, deve representar possivelmente o dobro para o PIB, ou seja, evitamos a importação destes produtos.

→ Leia este e outros artigos completos na edição de abril 2023 da Revista Voz do Campo.