Pecuária Extensiva é o tema da edição de 2024

Em 2024 o CNEMA irá comemorar os 70 anos da Feira do Ribatejo e o 60º aniversário da Feira Nacional de Agricultura – estes dois aniversários coincidem com os 30 anos da inauguração, precisamente a 8 de junho de 1994, do Centro de Exposições.

Deste modo, estão a ser preparadas várias atividades como a realização de um documentário, uma exposição relativa aos 70 anos da Feira do Ribatejo e um concurso fotográfico, entre outras.

Paralelamente, destaque para a exposição de maquinaria, equipamentos, serviços, produtos agroalimentares e artesanato. O evento também conta com tasquinhas, restaurantes tradicionais e no campo da animação realce para as largadas de toiros, provas equestres, música popular e concertos.

Concursos Nacionais 

No âmbito da FNA 24 também decorrem Concursos Nacionais de Produtos Tradicionais Portugueses, cuja calendarização já está definida em www.cnema.pt e www.concursosnacionais.pt.

Valorizar a tradição, reconhecer o trabalho dos produtores e acrescentar valor comercial ao produto são objetivos do CNEMA e dos vários parceiros na organização destas provas como a Qualifica – OriGIn Portugal, a FNAP – Federação dos Apicultores de Portugal (Concurso Nacional de Mel), o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (Concurso Nacional de Azeite) e a Viniportugal (Concurso Vinhos de Portugal).

Os premiados que tenham obtido a qualificação de “O melhor dos melhores” poderão beneficiar de um stand tipo, gratuito, na Nave de Exposição A, na qual se realizará o Salão Prazer de Provar 2024.

Os premiados que tenham obtido Medalhas de Ouro, Medalhas de Prata e Medalhas de Bronze poderão beneficiar de uma redução, respetivamente, de 30%, de 20 % e de 10% no custo do stand no mesmo evento e local.

Com um conjunto de datas tão significativas, a organização já está a desenvolver um leque de atividades comemorativas que irão marcar a próxima edição da FNA/Feira do Ribatejo e contagiar todos os intervenientes e visitantes com o peso histórico deste acontecimento anual e o seu impacto na região e no país. Entre as muitas surpresas que a FNA24 revelará, destacamos, a realização de um documentário, uma exposição retrospetiva dos 70 anos da Feira do Ribatejo, um concurso fotográfico das raças autóctones, diversos concursos de animais e uma mostra extensiva de raças portuguesas: bovinos, ovinos, caprinos, suínos, galináceos e cães.

O Centro Nacional de Exposições, inaugurado em 1994 com a 40ª Feira do Ribatejo e 30ª Feira da Agricultura, é uma infraestrutura moderna e polivalente, que dispões de todos os meios e equipamentos indispensáveis para a realização das suas atividades, bem como para receber eventos de outras entidades. É a mais importante estrutura do género no centro do País, adaptado às necessidades da região e um polo de desenvolvimento disponível a todos os agentes económicos.

A Feira Nacional de Agricultura, uma reconhecida “bandeira” do CNEMA, terá como tema da sua edição de 2024 a pecuária extensiva – uma realidade que ocupa cerca de 64% da superfície agrícola útil nacional e equivalente a mais de 2.300.000 hectares. Esta é, de longe, a forma de exploração que ocupa a maior área do território português e a maioria dos agricultores.

Com a recuperação completa da FNA/FR evidenciada pelos excelentes resultados de 2023 em que foi possível atingir os números pré-pandemia de expositores e visitantes, a própria organização pretende agora fazer um investimento redobrado na comunicação e publicidade, com uma atenção muito especial nas áreas da alimentação e pecuária. Por tudo isto, está em desenvolvimento todo um trabalho para uma feira ainda melhor, mais participada e com redobrado ênfase no sector chave da FNA/FR que é a agricultura e alimentação, este próximo ano com as atenções voltadas para a pecuária extensiva.

O CNEMA convida todos os seus parceiros a participar nesta edição histórica e que seja uma celebração da vitalidade da FNA/FR e também, como habitualmente, uma oportunidade privilegiada de negócio e de contacto com os vossos clientes e parceiros. Trabalhando juntos, todos somos e seremos parte deste grande sucesso!

Para participação e mais informação, contacte:

comercial@cnema.pt
dgomes@cnema.pt
jcastela@cnema.pt
Tel.: +351 243 300 300
www.cnema.pt