QUELHA BRANCA
PROMOTORES: Arminda Costa e Fernando Macedo
LOCALIZAÇÃO: Amares
ATIVIDADE PRINCIPAL: produtos à base de laranja
ONDE ENCONTRAR: https://quelhabranca.com
Arminda Costa e Fernando Macedo são os promotores da marca “Quelha Branca”, um projeto paralelo onde utilizam o seu tempo livre para se dedicarem à produção das matérias-primas, transformação e comercialização dos produtos.
A empresa está instalada em Caires, Amares bem no coração da principal matéria-prima, a ‘Laranja de Amares’.
A empresa é uma ENI com produção e transformação em Modo de Produção Biológico Certificado. A imagem da marca está associada aos Lenços de Namorados do Minho sendo uma empresa aderente da marca ‘Namorar Portugal’ e os seus objetivos estão relacionados com a produção e comercialização de produtos no mercado nacional e para exportação.
A ‘Laranja de Amares’ é uma fruta com particularidades devido ao clima e solo existente em determinadas freguesias do concelho de Amares, com é o caso de Caires. Arminda Costa explica que, tradicionalmente, é uma laranja de casca fina, muito sumarenta e com sementes. “O período mais favorável para a sua colheita é entre maio e agosto e, dizem os mais velhos e conhecedores de Amares que a laranja é mais doce nos meses sem “r”. E a verdade é que nesses meses a laranja de Amares atinge a sua maior doçura podendo atingir um brix de 14 ou 15. É nesse período que preparamos as laranjas para os nossos produtos” (…).
→ Mais desenvolvimento na edição de abril 2023 da Revista Voz do Campo.