António Pimentel Saraiva acaba de assumir a função de Diretor Executivo da Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos. O desafio do novo responsável passa agora por assegurar o plano anual de atividades da Associação para o triénio 2023-2025.
“Trabalhar para uma associação muito jovem que integra produtores e processadores do Centro e do Sul do país está a ser muito estimulante, quer pelo perfil dos seus associados quer pelo crescimento sustentado que estas fileiras de frutos secos têm demonstrado nos últimos anos. E é também muito interessante o dinamismo e capacidade de incorporação de novas tecnologias por parte dos produtores, que procuram melhorar a sua eficiência diariamente. As condições de que o país dispõe e a proximidade a mercados de alto valor, estão a criar oportunidades de negócio para que a amêndoa e a noz de origem portuguesa contribuam para satisfazer a procura dos consumidores nacionais e europeus que valorizam a sustentabilidade. Um setor com estas perspetivas deve ser acarinhado e as suas necessidades devem ser ouvidas pelos decisores para que a competitividade destas culturas não se veja incompreensivelmente ameaçada” assegura o novo diretor executivo da Portugal Nuts.Licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, António Saraiva teve anteriormente uma carreira diversificada na Syngenta em Portugal e Espanha, tendo ocupado a função de Diretor de Sustentabilidade para África, Médio Oriente e Turquia nos últimos 4 anos. Foi Presidente da ANIPLA (Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas) durante oito anos (2001-2009). Entre 2012 e 2018 foi Presidente do Conselho de Administração da Companhia das Lezírias. Neste período foi também Presidente da direção da Associação dos Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira.
A apresentação formal do novo Diretor Executivo da Associação de Promoção de Frutos Secos aconteceu durante o II Congresso Portugal Nuts que se realizou no passado dia 9 de maio, em Beja, onde estiveram presentes cerca de 500 participantes, entre os quais a grande maioria dos Associados que engloba produtores a processadores.
→ Não perca mais desenvolvimento na entrevista exclusiva na próxima edição da Revista Voz do Campo.
- Artigo relacionado:
Fileira dos frutos secos encerra mais uma edição do Congresso Portugal Nuts