É frequente ouvirmos dizer que são necessários, em média, 15 000 litros de água para produzir 1 kg de carne de vaca. Trata-se exatamente disso, de médias globais que englobam diferentes sistemas de produção, diversas geografias e metodologias de cálculo específicas.

O importante não é tanto o número em si, mas sim concentrarmo-nos nos nossos sistemas de produção e perguntarmo-nos se podem ser melhorados. O objetivo do trabalho apresentado neste artigo é criar uma referência mais fiável para as condições de produção de carne de bovino na Catalunha – Espanha.

Água, um ingrediente básico na produção de alimentos

Para medir o impacto ambiental das diferentes atividades humanas e com o objetivo de melhorar e não desperdiçar os recursos disponíveis, tornaram-se populares o uso de indicadores que, sob o termo comum de “pegada”, pretendem medi-las em diferentes condições, adjetivando-as sob diferentes conceitos: ecológico, hídrica, carbono, etc.

A água é necessária para a produção de qualquer alimento, e a produção de carne não é exceção. No entanto, existem poucos dados sobre as necessidades, o consumo e os fatores que afetam a quantidade de água necessária para a produção de carne de bovino no nosso país.

A água é um alimento em si mesmo, pelo que tanto a sua disponibilidade como a sua qualidade são fundamentais para os animais. A disponibilidade e a facilidade de acesso a água de qualidade condicionam o seu consumo, salubridade, desempenho produtivo e bem-estar animal. A má qualidade da água não significa apenas uma redução da disponibilidade, mas também um risco para a saúde dos animais.

Os dados aqui apresentados foram obtidos na prática, pelo que devem ser enquadrados no seu contexto: Catalunha, sistema de produção intensivo, vitelos da raça Frísia ou cruzados com outras raças de carne e alimentação com ração e palha sem restrições (…).

→ Leia este e outros artigos completos na edição de maio 2023 da Revista Voz do Campo↓