Visitar e participar em eventos agrícolas é hoje uma decisão que tem de fazer parte do planeamento de qualquer empresa do setor que queira vencer no mercado.

Estes encontros constituem um excelente local para estabelecer contactos e expandir a rede de negócios. Aqui, temos a oportunidade de nos atualizar sobre as últimas tendências e avanços na indústria agrícola, promover o intercâmbio de conhecimentos, tecnologias e práticas inovadoras no setor agrícola. Os produtores, especialistas, fornecedores e compradores de todo o mundo, proporcionam uma plataforma única para a troca de ideias e experiências, dados naturalmente valiosos para os agricultores que desejam melhorar a sua produtividade e eficiência. Nestes encontros existe a oportunidade de conhecer de perto as tecnologias agrícolas mais recentes, desde equipamentos de ponta até práticas sustentáveis e métodos de culturas inovadores.

Mas se essas interações forem fora do nosso território, ou seja, em eventos no estrangeiro, temos certamente a vantagem acrescida de nos levar a parcerias comerciais lucrativas e, claro está, boas oportunidades de exportação. Como cada país tem as suas próprias práticas agrícolas e desafios específicos, ao visitar uma feira internacional, os agricultores podem expandir os seus horizontes e adquirir novos conhecimentos, descobrindo abordagens inovadoras para resolver problemas comuns e adaptar essas ideias ao seu próprio contexto, promovendo a sustentabilidade e a resiliência nas suas operações agrícolas. Foi isso que fizeram algumas empresas portuguesas ao visitar e participar na Macfrut, uma reconhecida feira agrícola realizada anualmente em Itália e dirigida ao setor hortofrutícola, com foco nas últimas tendências e inovações agrícolas, numa plataforma para negócios e networking, na presença de produtores, distribuidores e especialistas do mundo inteiro.

A Voz do Campo esteve presente neste grande evento para acompanhar em exclusivo a comitiva empresarial portuguesa, a traduzir-se numa reportagem a não perder nas páginas centrais desta edição, com apontamentos em vídeo no nosso canal https://www.youtube.com/user/revistavozdocampo/videos.

Já agora convém referir que esta edição ultrapassa as 100 páginas, com muita informação diversificada, onde destacamos ainda um trabalho técnico sobre a cereja e um especial dedicado ao ensino e formação agrícola em Portugal. Falamos da importância da floração das cerejeiras com vista a um bom vingamento do fruto, num cenário de variação nas temperaturas e ocorrência de eventos climáticos extremos, que logicamente afetam a produção e a qualidade da fruta. Já em relação ao ensino e formação agrícola, pode dizer-se que houve uma certa evolução, marcada por uma maior abrangência de disciplinas, em resultado do avanço tecnológico e da necessidade de uma agricultura mais moderna e sustentável. Outro dado a reter na evolução do ensino agrícola em Portugal é a investigação. As instituições de ensino agrícola, reforçam hoje em dia a colaboração com as empresas agrícolas e centros de pesquisa e investigação. Em todo o caso, referem ainda muitos responsáveis que o ensino agrícola em Portugal deveria refletir maior reconhecimento e importância estratégica do setor agrícola. Boa leitura!Edição de junho 2023 da Revista Voz do Campo: