O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é celebrado, anualmente, a 17 de junho. Este dia tem como objetivo consciencializar a opinião pública para este problema, cujo responsável principal é a ação humana.
Os ecossistemas de terras secas cobrem mais de um terço da área terrestre do mundo, são extremamente vulneráveis à sobre-exploração e às alterações climáticas. Por sua vez, o inadequado uso e exploração do solo, a pobreza, a instabilidade política, a desflorestação e as más práticas de irrigação são fatores que concorrem para a fraca produtividade da terra e para a desertificação.
Este ano, o tema «A sua terra. Os seus direitos» sublinha que investir na igualdade de acesso das mulheres à terra e aos bens associados é um investimento direto no seu futuro e no futuro da humanidade. É tempo de as mulheres e as raparigas estarem na vanguarda dos esforços globais de recuperação de terras e de resistência à seca.
As previsões estimam que, até 2050, as secas possam afetar mais de três quartos da população mundial.
O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca foi proclamado pela Resolução 49/115 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 30 de janeiro de 1995.