No âmbito da campanha “Dia CA Sempre Sustentável”, que assinala este ano o 112º aniversário do Crédito Agrícola, são anunciadas as quatro Entidades da Economia Social vencedoras.

Cada uma das entidades conquistou um prémio monetário de 10.000€ que será utilizado para implementar projetos que contribuem para a descarbonização, circularidade da economia e proteção e restauro dos ecossistemas naturais.

As quatro Entidades da Economia Social, a operarem em Portugal e clientes do Crédito Agrícola, vencedoras, são: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho da Batalha; Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo – Açores (APPDA-Açores); BIPP – Inclusão para a Deficiência; e VERDE – Associação para a Conservação Integrada da Natureza.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho da Batalha, cujas principais atividades são a proteção civil, socorro e emergência pré-hospitalar e transporte de doentes não urgente, participou no concurso com a ambição de adquirir um carro elétrico para transporte de doentes não urgentes para hemodiálise, com o intuito de reduzir a emissão direta de gases poluentes para a atmosfera.

A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo – Açores (APPDA-Açores), que promove a qualidade de vida e a integração social das pessoas com perturbações do neurodesenvolvimento e do espectro autista, pretende utilizar o prémio na reabilitação parcial da sua sede, substituindo os vãos, as luminárias e as lâmpadas existentes por opções que aumentem o conforto das instalações e reduzam os gastos energéticos.

O BIPP – Inclusão para a Deficiência trabalha para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, através da criação de comunidades mais inclusivas e sustentáveis, candidatou-se com o negócio social de Agricultura Biológica para tornar a exploração agrícola da BIPP mais sustentável e com maior impacto positivo no ambiente, através da instalação de baterias para painéis solares, galinheiros móveis, abrigos para morcegos e cercas e barreiras naturais.

A VERDE – Associação para a Conservação Integrada da Natureza tem como missão a conservação e regeneração da natureza no dia-a-dia e concorreu com o projeto Carbono Biodiverso®. O prémio irá permitir à associação investir em recursos humanos e materiais capazes de chegar a um maior número de proprietários e acelerar a implementação de soluções no terreno, o que irá contribuir para uma maior preservação das árvores de grande porte e potenciar a plantação e valorização de floresta nativa.

Os projetos vencedores do concurso podem ser consultados aqui ↵

Esta iniciativa reforça o posicionamento do Crédito Agrícola, enquanto banco de referência na sustentabilidade, que assumiu o compromisso de contribuir para a preservação dos ecossistemas, a redução na produção de resíduos, a redução dos impactos das alterações climáticas, o combate às desigualdades sociais e de ser uma voz ativa na promoção de práticas de sustentabilidade em conjunto com a sociedade civil, setor empresarial, Estado e organizações supranacionais.

 

→ Subscreva a nossa revista em: https://lnkd.in/efjcuqFi