A cultura dos citrinos em Portugal representa uma importante fonte de rendimento para a economia nacional, com uma produção média anual de 400 mil toneladas.

No entanto, observa-se regularmente uma perda de 1/3 da produção, principalmente devido a eventos climáticos, calibração da fruta aos padrões comerciais e danos durante o embalamento.

O destino frequente destes resíduos é o depósito em aterro ou simplesmente deixados na plantação o que representa uma perda de receitas de 72 milhões de euros por ano. Este é também um desperdício de recursos (solo, água e produtos químicos) com impacto direto na sustentabilidade do nosso planeta. Todos esses fluxos de frutas são principalmente concentrados geograficamente e afetam toda a cadeia de distribuição. Tendo como bases estes dados constata-se a necessidade premente de uma solução centralizada que possibilite o aproveitamento de toda a produção, otimizando assim os recursos naturais e o esforço humano de forma sustentável.

Freetilizer é uma tecnologia única e inovadora desenvolvida pela empresa Pipe Masters, que utiliza os processos industriais mais eficientes para a valorização de citrinos, com uma abordagem de desperdício zero. Todo o processo é energeticamente eficiente, rápido, compacto e explora todos os recursos sem produção de resíduos. Com essa tecnologia, as frutas cítricas são transformadas em sumo concentrado, óleos essenciais e ração animal. A tecnologia separa o sumo das cascas, havendo uma valorização das frações sólidas e líquidas de forma independente, mas sem geração de resíduos, permitindo uma valorização completa dos citrinos (…).

Autoria →

Miguel Ramos, Biotecnólogo – Departamento I&D

Leia o artigo completo na edição de junho:

→ Subscreva a nossa revista em: https://lnkd.in/efjcuqFi