Pela primeira vez, a feira, organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX, ocupará nove pavilhões do centro de exposições, tornando a cidade no epicentro global da comercialização de produtos frescos.
A três meses e meio do início da Fruit Attraction, que celebra o seu 15º aniversário de 3 a 5 de outubro, e em plena fase de comercialização, a feira já ultrapassou a ocupação total da sua última edição, atingindo 58.700 metros quadrados de oferta de frutas e legumes.
Prevê-se que este número continue a crescer nas próximas semanas, fruto da confiança das empresas do sector e da sua aposta neste grande evento internacional, o que levou a IFEMA MADRID e a FEPEX a incorporar o pavilhão 1 do centro de exposições para acolher novas empresas e distribuir a participação de forma coerente. Desta forma, a Fruit Attraction 2023 ocupará, pela primeira vez, 9 pavilhões -1, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10-, convertendo a cidade no epicentro mundial da comercialização de produtos frescos.Nesta ocasião, o pavilhão 1 será dedicado às empresas da zona de produtos frescos da bacia mediterrânica. O pavilhão 3 acolherá a Comunidade Valenciana, a Itália e os participantes da área da Indústria Auxiliar. No pavilhão 5, Castilla La Mancha, La Rioja, Extremadura, Canárias e algumas organizações, bem como a parte de Inovação da feira: Smart Agro e Biotech Attraction. Múrcia ocupará o pavilhão 7 e Andaluzia o pavilhão 9, ambos também com empresas do sector da Indústria Auxiliar.
Os pavilhões pares albergam a área de Logística de Frescos e a participação do Hemisfério Sul – Pavilhão 4; Catalunha, França, Holanda e Bélgica – Pavilhão 6; Portugal, Itália e Alemanha, entre outros, e Ecorgânica e Indústria Auxiliar – Pavilhão 8. Por fim, o pavilhão 10 será destinado às empresas produtoras nacionais e internacionais e às empresas da Indústria Auxiliar.
Com uma participação total prevista de 1800 empresas, a Área de Frescos representa mais de 69% da feira e regista um crescimento de 5,5% face ao ano anterior, tal como a Área de Indústria Auxiliar, que representa 25%, com crescimento em dois dos seus sectores: Biotech Attraction, com mais 12,5%, e Smart Agro, com mais 10%. A Área de Logística de Frescos também registou um aumento de mais de 23%, com a participação de 43 empresas.
O grande poder de Espanha como líder mundial do mercado hortofrutícola faz-se sentir na participação nacional com a presença de quase todas as comunidades autónomas produtoras de frutas e legumes do país, confirmando a Fruit Attraction como uma ferramenta eficaz para gerar oportunidades de negócio e acesso a novos mercados internacionais, precisamente num mês chave para o planeamento de campanhas.
Em termos de impacto na participação internacional, conta atualmente com 47 países* representados, fazendo da Fruit Attraction o evento comercial de referência para a produção, comercialização e distribuição a nível mundial.
Estes números muito positivos demonstram o crescente interesse do sector hortofrutícola em participar no maior centro de negócios do sector e o seu apoio à promoção da Fruit Attraction como alavanca fundamental para a internacionalização e ponto de encontro de todos os profissionais que compõem toda a cadeia de abastecimento.
*Alemanha; Argentina; Austria; Bélgica; Brasil; Bulgaria; Canadá; Chile; China; Colômbia; Costa do Marfim; Costa Rica; Dinamarca; Equador; Egipto; El Salvador; Eslovénia; Espanha; Estados Unidos; França; Gana; Grécia; Guatemala; India; Israel; Itália; Jordânia; Quénia; Marrocos; México; República da Coreia; República da Moldávia; República Dominicana; Países Baixos; Panamá; Perú; Polónia; Portugal; Reino Unido; Sérvia; Sri Lanka; África do Sul; Suécia; Suíça; Turquia; Uganda; Uruguai.