A Quinta da Covela, em Baião, recebeu no passado no dia 22 de junho cerca de 20 participantes do curso da Academia do Vinho Verde que versou sobre o tema da “Viticultura Regenerativa: Técnicas de conservação e nutrição do solo”.

Esta ação constitui a primeira ação de demonstração da Rede-AGRI-DEM_SOLO, uma iniciativa da Rede Rural Nacional, com o apoio da Parceria Portuguesa para o Solo e do Grupo de Trabalho da Inovação, que assim inicia a implementação de uma rede de explorações de demonstração para a adoção de inovação e boas práticas na melhoria da saúde do solo no setor agrícola e florestal, onde se destaca o intercâmbio de conhecimentos e aprendizagem entre pares e os atores de inovação.

A ação na Quinta da Covela foi ministrada pelos especialistas Sérgio Nicolau (ORGO) e Miguel Soares que apresentaram os fundamentos da viticultura regenerativa e demonstraram as práticas de preservação e regeneração do solo utilizadas nesta exploração vitícola em modo de produção biológica, com efeitos no seu microbioma e biodiversidade, na prevenção da lixiviação e na nutrição. O uso de bioestimulantes, maquinaria e a monitorização da saúde do solo também foram destacados nesta experiência prática. Organizou-se também um almoço que demonstrou o conceito de EIT Food.

A ação foi realizada em parceria pela Quinta da Covela, Orgo – Regenerative Biology Management, a EIT Food do European Institute of Innovation & Technology e a Comissão de Viticultura da Região Demarcada dos Vinhos Verdes.