Nos dias 3 e 4 de julho, o Pólo da Mitra, da Universidade de Évora, foi o cenário para o 2º Encontro do MED. Num dia e meio repleto de atividades científicas reunimos mais de 100 investigadores do MED pertencentes à Universidade de Évora, ao CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo e à Universidade do Algarve. “Healthy Soils: For Food, For Life and For the Future” foi o tema principal deste encontro, onde os investigadores do MED mostraram o seu trabalho por meio de comunicações orais em sessões temáticas e em demonstrações de ciência.

O Encontro MED 2023 promoveu o conhecimento interno da investigação realizada nesta unidade de I&D sedeada na Universidade de Évora, procurando também estimular o trabalho colaborativo e multidisciplinar na procura de soluções para os desafios atuais que se colocam à agricultura, ambiente e desenvolvimento no sul do País e noutras regiões mediterrânicas.

Este encontro científico teve o solo como tema central, partindo do mote “Solos saudáveis, para os alimentos, para a vida e para o futuro” (“Healthy soils, for food, for life and for the future”).

A abertura do evento contou com a participação de Fátima Baptista, Diretora do MED; Augusto Peixe, Pró-Reitor para o Apoio às Unidades Científico Pedagógicas, em representação da Reitoria da Universidade de Évora; Rui Salgado, Diretor do IIFA da Universidade de Évora; e Teresa Pinto Correia, como presidente da Comissão Organizadora do 2º Encontro MED.  Após a abertura solene do evento seguiu-se uma sessão especial que reuniu as visões e conhecimentos de especialistas da academia (Hubert Wiggering, University of Potsdam, e Sérgio Prats, MED-UÉvora), agricultores (João Madeira – Sociedade João Vargas Madeira, S.A.) e administração pública (Lídia Fidalgo, CCDR Alentejo) sobre a importância de termos solos saudáveis que garantam o futuro da agricultura, floresta e produção de alimentos.

A hora de almoço ficou marcada pelas demonstrações de ciência, uma novidade no Encontro MED, onde as equipas de investigação do MED e/ou laboratórios tiveram oportunidade de partilhar algumas das atividades que desenvolvem. A demonstração mais votada foi “Molecular Diagnosis of Plant Pathogens in Mediterranean Crops“, correspondente à equipa dos Laboratórios de Virologia Vegetal e Micologia do MED-UÉvora.

Os trabalhos continuaram com sessões dedicadas aos contributos das linhas temáticas de investigação do MED para a conservação dos solos, proferidas pelos seus coordenadores. Estas sessões mostraram o trabalho sólido que o MED tem vindo a desenvolver em prol da conservação dos solos, abrangendo quer a produção de novo conhecimento científico, como também a transmissão deste conhecimento para a prática, junto dos agricultores, decisores políticos e outros atores com intervenção no território. Foi ainda reforçada a ideia de que o MED deve cada vez mais procurar uma aproximação à sociedade e aos atores no terreno, procurando que as decisões sejam tomadas com base no melhor conhecimento científico disponível.

O final do primeiro dia do evento culminou com um debate sobre os desafios de diferenciação e impacto societal que se colocam ao MED num futuro próximo. Este momento de conversa e interação entre os investigadores, dirigido por Nuno Pedroso, Diretor Executivo do MED, foi bastante produtivo, gerando ideias no sentido de incrementar a multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, já evidentes no MED, e de manter uma procura contínua por soluções que permitam que os resultados da investigação cheguem aos utilizadores e que tenham impacto na sociedade e nas políticas públicas. As novas tecnologias foram identificadas como fortes aliados da investigação e as abordagens inovadoras e participadas como ferramentas de co-construção do conhecimento. Foi discutida a pertinência da utilização de novos indicadores sobre a produção científica, o seu impacto societal, o desempenho interno, o reforço e qualificação dos recursos humanos e a capacidade de comunicação e disseminação do conhecimento.

O segundo dia foi dedicado às comunicações orais submetidas pelos investigadores do MED e que se agruparam nas seguintes sessões paralelas: “Soil regenerative practices”, “Land use management”, “Food production”, “Microbiology applications”, “Public policy application”, “Sustainability of resources”.

O Encontro MED 2023 encerrou com um exemplo da colaboração entre a investigação nas academias e a aplicação prática, concretizada pela atribuição dos prémios no âmbito do concurso “Horticultura como base de sustentabilidade ambiental, social e económica – Herdade do Azinhal”. Este concurso foi promovido pela Herdade do Azinhal, uma empresa de produção agrícola, em parceria com o MED, visando a procura de soluções de gestão inovadoras em horticultura realizadas por estudantes universitários nas áreas de agronomia e afins. António Paula Soares, representante da Herdade do Azinhal, que esteve presente na cerimónia para entregar estes prémios, realçou a importância deste tipo de parcerias entre empresas e academia, para que o conhecimento possa ser realmente aplicado e testado no terreno.

Nestes dias, o MED reuniu na Herdade da Mitra 120 investigadores que mostraram o seu trabalho de investigação em 13 demonstrações práticas, 31 comunicações orais e 7 comunicações por convite em sessões temáticas. Esta montra da investigação do MED evidenciou o perfil diferenciador do MED: uma unidade de investigação que reúne um grande número de investigadores, que abrange múltiplas áreas do conhecimento e tecnologia no âmbito das ciências agrárias e ambientais, ciências biológicas e ciências sociais, demonstrando uma grande capacidade de realizar investigação que junta várias disciplinas e que envolve a sociedade na produção de novo conhecimento.