Os cinco concelhos que integram a Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL), reciclaram entre janeiro e junho de 2023, mais 157 toneladas de resíduos, o que representa um total de 891 toneladas de embalagens, latas, plásticos, vidro, papel e cartão recolhidos pelo sistema de recolha seletiva porta-a-porta Separar sem Parar, gerido pelos municípios de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira.
Estas 891 toneladas, significam um claro aumento, quando comparado com igual período em 2022, durante o qual foram recolhidas 734 toneladas, nos cinco municípios da área de intervenção da AMCAL – Cuba, Alvito, Vidigueira, Portel e Viana do Alentejo.
Para Vítor Picado, Secretário-Geral da AMCAL, “o aumento da recolha de resíduos através do sistema, porta-a-porta, demonstra o empenho e uma maior consciência ambiental das populações aderentes ao Separar sem Parar, que estão a reciclar mais, a par de um sistema municipal que está a dar uma efetiva e melhor resposta. Sinal disso mesmo, é a redução em 6,8% da recolha de lixo indiferenciado, nos primeiros seis meses deste ano, quando comparamos com igual período de 2022. E, isto são dados que nos deixam claramente motivados e empenhados em continuar a aumentar a recolha de resíduos na nossa área de ação através do sistema porta-a-porta.”
Nos primeiros seis meses do ano, foram recolhidas nos cinco concelhos, 241 toneladas de embalagens, 324 de vidro e 326 de papel e cartão. Já de lixo indiferenciado foram recolhidas 4405,6 toneladas.
“Com um universo potencial de 22 895 habitantes, espalhados pelas 21 freguesias, destes cinco concelhos e, apesar das dificuldades de operação e até de algumas pessoas em aderirem ao sistema, o sucesso, passa em grande medida pela vontade e disponibilidade das pessoas, o nosso objetivo é claro. Aumentar a taxa de cobertura do território, continuando a aumentar, cada vez mais, os níveis de reciclagem. Sabemos bem, que num território como o nosso, não podemos deixar de cuidar do meio ambiente, de o proteger através da reciclagem e olhar para o futuro”, afirma Vítor Picado.
Para Separar sem Parar, o sistema de recolha porta-a-porta nestes concelhos, é necessário aderir de forma gratuita e quem já é aderente nos dias estipulados no calendário de recolhas, coloca os contentores à porta de casa ou dos estabelecimentos, para que os resíduos sejam recolhidos pelos serviços municipais. Apenas serão recolhidos resíduos devidamente separados.
Toda a informação sobre a recolha seletiva porta-a-porta pode ser consultada em: