Por: Liliana Perestrelo | NATURALFA – Controlo e Certificação, LdaReferencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola

Sustentabilidade é a palavra do dia no que toca às novas exigências dos consumidores. É também uma das preocupações do setor agroalimentar, não só pela exigência do mercado, mas também pela exigência dos desafios atuais do setor.

No que toca à sustentabilidade, a abordagem empresarial deve promover a gestão eficiente de todos os recursos ambientais, sociais e económicos, procurando proporcionar produtividade e viabilidade económica às Organizações. Neste contexto, a ViniPortugal desenvolveu o Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola, que consiste na certificação dos operadores e empresas que assumam o compromisso de implementar práticas sustentáveis que integrem aspetos ambientais, sociais e económicos.

Este referencial inclusivo, simples e credível, tem em consideração as especificidades de cada região onde o operador exerce a sua atividade, tendo como base o princípio da melhoria contínua, ou seja, permite que as organizações que o implementam progredir ao longo do tempo e melhor de forma contínua as suas práticas e, consequentemente obter melhores resultados. A certificação pode ser atribuída aos seguintes produtos: Uvas, Destilados de Origem Vitivinícola, Mostos, Vinhos, Vinagres de Vinho e Outros produtos de origem Vitivinícola.

A NATURALFA vê este referencial como uma aposta promissora, pois permitirá às organizações certificadas a utilização do selo de certificação nos produtos certificados, o que será um fator de diferenciação, principalmente para o mercado de exportação. Neste sentido, a NATURALFA já possui 4 auditores qualificados para avançar com a certificação das Organizações que se proponham à certificação.

A certificação passa também por uma forte parceria entre as organizações e a NATURALFA, adotando uma atitude pedagógica ao longo de todo o processo de auditoria e certificação, no sentido de ajudar as organizações a implementarem as melhorar práticas e a ultrapassarem os desafios que possam surgir.

Com esta premissa, a NATURALFA está a organizar em conjunto com a ViniPortugal ações de formação direcionadas para técnicos, dirigentes, enólogos, etc. que pretendam obter mais informação sobre o referencial e de que forma pode ser implementado. Esta formação permitirá explorar os domínios da certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola:

• Estratégia de Sustentabilidade;

• Envolvimento das Partes Interessadas;

• Liderança e Organização;

• Estratégias de Valorização de Resíduos;

• Qualidade e Rastreabilidade.

www.naturalfa.pt

→ Este e outros assuntos na edição de julho 2023: