O campo demonstrativo de tomate indústria da Agroglobal tem uma área de 5,5 hectares e é composto por sete variedades de três obtentores. A fertilização da cultura é realizada integral e exclusivamente com fertilizantes líquidos TECNIFERTI®, uma empresa portuguesa com investigação e desenvolvimento próprios e fabrico 100% nacional.

A fertilização do campo de tomate indústria é realizada via rega com a gama FULVICOT®, fertilizantes ricos em ácidos fúlvicos, que melhoram a estrutura do solo e a absorção dos nutrientes pelas plantas, garantindo uma adubação mais eficiente com menos unidades de fertilizantes por hectare.

“Com a fertilização líquida poupamos tempo e combustível”, afirma Gonçalo Lopes

“Começámos com um FULVICOT® 7, rico em fósforo, para promover o enraizamento das plantas e ultrapassar a crise de transplantação, em seguida colocámos o FULVICOT® 0, mais rico em potássio, prosseguimos com o FULVICOT ® 20, rico em azoto, para promover o crescimento das plantas, e estamos agora (a 14 de julho) a aplicar o FULVICOT® 6, à base de azoto e potássio, para promover o crescimento das plantas e, por outro lado, dar-lhes reservas para a fase da maturação dos frutos”, explica Gonçalo Lopes, produtor e técnico responsável pelo campo de tomate indústria da Agroglobal.

Fulvicot® melhora a estrutura do solo e a absorção dos nutrientes pelas plantas

Os fertilizantes líquidos FULVICOT® contêm ácidos fúlvicos e vários equilíbrios N, NK, NP, NPK, cálcio, magnésio e carbono orgânico. Os ácidos fúlvicos são um dos principais componentes da matéria orgânica do solo, mas na Natureza são muito solúveis e móveis, o que dificulta a sua disponibilidade para as plantas. A fertilização com a tecnologia FULVICOT® assegura a quantidade necessária de ácidos fúlvicos, e de outros nutrientes, às plantas em todas fases do seu ciclo de desenvolvimento.

“Com os ácidos fúlvicos estamos a dar um pouco de matéria orgânica à planta e, por outro lado, a oxigenar o solo, o que ajuda a melhorar a absorção de nutrientes pela planta através das raízes”, acrescenta Gonçalo Lopes.

O plano de fertilização incluiu também a aplicação de adubos líquidos da gama HUMIGEL®. Gonçalo Lopes explica que “o campo ao início teve um ataque de bactérias e/ou fungos de solo e, em parceria com a Tecniferti, fizemos através da fita de rega a aplicação do HUMIGEL® Zn, um fertilizante muito rico em fósforo e zinco, que fornece uma elevada quantidade de energia às plantas e que lhes permite recuperar rapidamente”. Para proteger as plantas dos efeitos das oscilações térmicas e do escaldão solar foram aplicados os fertilizantes HUMIGEL PLUS® A e HUMIGEL® Si. “O HUMIGEL PLUS® forma uma película na página superior da folha do tomateiro e os raios solares, ao incidirem na folha, são refletidos e não queimam nem as folhas nem os frutos”.

A fertilização líquida tem reconhecidas vantagens: “Com a fertilização líquida poupamos tempo e combustível, porque não é necessária a passagem de espalhadores de adubo. Por outro lado, as plantas assimilam mais rapidamente os nutrientes e as perdas por lixiviação são mínimas, ao contrário do que acontece com os adubos sólidos, daí as plantas estarem bem nutridas”, conclui o técnico responsável pelo campo de tomate indústria da Agroglobal.

→ Saiba mais em: https://www.tecniferti.com

Artigo relacionado:

Fertilização de precisão no pivot de milho da Agroglobal

 


Nas páginas da edição de agosto/setembro da Revista Voz do Campo fique a conhecer algumas culturas instaladas nos campos demonstrativos da Agroglobal através de diferentes estratégias de várias empresas.

→ Mais desenvolvimento e outros assuntos na edição de agosto/setembro 2023: