Os fertilizantes líquidos da gama FULVICOT ®, a máquina de injeção de adubo na linha de sementeira e as 17 variedades híbridas em teste fazem do pivot de milho da Agroglobal uma verdadeira monta de inovação.

“A tecnologia de fertilização aplicada no campo demonstrativo de milho vai ao encontro do que é a Agroglobal – uma montra de inovação, visando uma produção agrícola mais rentável e sustentável”, afirma Paulo Fardilha, responsável da Agroglobal.

O pivot de milho dos campos demostrativos da Agroglobal tem uma área de 10 hectares, dividida por 19 variedades híbridas para grão, de ciclos FAO 500 e FAO 600, de sete empresas obtentoras de sementes. A fertilização de todo o campo de milho é realizada com fertilizantes líquidos TECNIFERTI®. À sementeira foi aplicado o adubo H15 PlusGel com microelementos, injetado da linha de sementeira do milho através de uma máquina de discos. Seguiu-se a aplicação do FULVICOT® 0, rico em potássio e ácidos fúlvicos, e numa fase posterior o FULVICOT® 28 Z, adubo azotado com zinco e ácidos fúlvicos, ambos injetados na água de rega.

Máquina em abastecimento junto ao camião da Tecniferti, carregado com o adubo líquido H15 PlusGel

Os fertilizantes líquidos da gama FULVICOT® são ricos em ácidos fúlvicos, que melhoram a estrutura do solo e a absorção dos nutrientes pelas plantas, garantindo uma adubação mais eficiente com menos unidades de fertilizantes por hectare.

“Aplicámos primeiro o adubo líquido, o H15 PlusGel, e só depois fizemos a sementeira. O adubo vai-se infiltrando na terra e a semente fica por cima, a planta desenvolve-se melhor assim”, conta Rúben Fernandes, técnico da empresa J.O. Brenha, prestadora de serviços nos campos da Agroglobal.

A injeção do adubo na linha foi realizada com uma máquina de discos, que é propriedade da empresa Valinveste, e que foi desenvolvida em parceria com a Agrotecnica e a Tecniferti (…).

Nas páginas da edição de agosto/setembro da Revista Voz do Campo fique a conhecer algumas culturas instaladas nos campos demonstrativos da Agroglobal através de diferentes estratégias de várias empresas.

→ Mais desenvolvimento e outros assuntos na edição de agosto/setembro 2023: