Tem-se verificado um aumento exponencial do número de pragas e doenças que afetam as diversas culturas e que provocam uma diminuição da sua produção.

Os agentes patogénicos das plantas, sejam eles insetos, nemátodos, fungos, bactérias ou vírus, podem desenvolver rapidamente resistência aos diferentes agroquímicos utilizados para os controlar, tornando-os, assim, mais difíceis de eliminar. Por este motivo, a Asfertglobal realizou a plantação das pereiras e macieiras da Agroglobal, com o intuito de demonstrar a melhoria da microbiologia e saúde do solo e também a sanidade das plantas através da redução da aplicação de substâncias de síntese química, reduzindo, desta forma, os resíduos na cultura.O plano consistiu na aplicação de Biofertilizantes, Bioestimulantes e soluções de Biocontrolo. Dentro das quais podemos destacar:

Kiplant Allgrip – Consórcio de microrganismos que promove o crescimento das plantas, com ação particularmente relevante na produção de fitohormonas, na solubilização de fosfato de fontes inorgânicas e mineralização de Fósforo e outros nutrientes. Esta solução tem ação direta no crescimento e na produtividade das culturas e apresenta resultados consistentes numa grande variedade de solos, permitindo desta forma uma redução efetiva do uso de fertilizantes químicos.

Eckosil – Solução na forma de Ácido Ortosilícico com ação reguladora da absorção e transporte de Cálcio, Fósforo, Potássio e Magnésio. Esta solução proporciona a acumulação de Silício nas paredes das células vegetais aumentando a rigidez e resis- tência contra doenças e pragas. Para além disso, reduz também as perdas por evapotranspiração, mantendo o equilíbrio hídrico mesmo em situações de elevada transpiração.

E o Microil, um formulado altamente eficaz constituído por óleos vegetais com efeito inibidor sobre insetos e fungos. A sua formulação especial, em forma de Microemulsão, torna a solução mais estável e eficaz, com ação imediata.

Os resultados até ao momento são muito interessantes, com crescimentos homogéneos e sem sintomas de doenças.

Nas páginas da edição de agosto/setembro da Revista Voz do Campo fique a conhecer algumas culturas instaladas nos campos demonstrativos da Agroglobal através de diferentes estratégias de várias empresas.

→ Mais desenvolvimento e outros assuntos na edição de agosto/setembro 2023: