A organização da Agroglobal 2023 convidou-nos a participar num ensaio de arroz em conjunto com outras empresas e com o objetivo de apresentar uma estratégia de tratamento eficaz e sustentável.Ensaio de arroz gota-a-gota

Neste ensaio utilizou-se um sistema de rega gota-a-gota. O ensaio está a ser realizado numa parcela de terreno que não possui as infraestruturas específicas da cultura do arroz. Com cerca de 2 ha, apresenta não só zonas planas como também zonas com algum declive, o que o torna este ensaio mais desafiante.

Estratégia de Tratamento BASF

A BASF participa com o seu sistema Provisia®, que consiste no guia de uso da tecnologia Provisia®, a utilização de sementes de arroz resistentes ao herbicida Verresta® e a aplicação deste herbicida para controlo de infestantes (milhãs, leptochloas e arroz selvagem).

Este sistema foi lançado no mercado orizícola português na campanha de 2022, com a variedade PVL136 IT, que se encontra semeada neste ensaio.

A decisão da BASF por este sistema de controlo de infestantes, prende-se com o facto de estarmos a desenvolver a cultura do arroz num regadio de rega gota-a-gota. Como a cultura está a ser desenvolvida num sistema de rega gota-a-gota, sem necessidade de alagamento, esta tecnologia era a melhor opção para que as mondas possam ter uma melhor eficácia. Ora, no caso da tecnologia Provisia, com a utilização do herbicida Verresta® , podemos obter uma melhor garantia de êxito no controlo das infestantes.

Resultados preliminares e expetativas para a Agroglobal 2023

Neste momento, a cultura encontra-se com um bom desenvolvimento: existe uma boa densidade de plantas e o controlo das infestantes está a decorrer de forma satisfatória, de acordo com o nosso objetivo principal. Com base nestes resultados, mantemos a expetativa de conseguir conduzir a cultura até à sua fase final, com um bom controlo das infestantes e um índice produtivo satisfatório.

Desta forma, ansiamos poder partilhar bons resultados do nosso esforço e trabalho, que começa com um longo processo de investigação até chegar ao campo e aos nossos orizicultores. E neste caso em particular, à Agroglobal 2023!

Autoria: BASF Agricultural Solutions Portugal

Nas páginas da edição de agosto/setembro da Revista Voz do Campo fique a conhecer algumas culturas instaladas nos campos demonstrativos da Agroglobal através de diferentes estratégias de várias empresas.

→ Mais desenvolvimento e outros assuntos na edição de agosto/setembro 2023: