A ADP Fertilizantes patrocina a Agroglobal desde a sua primeira edição e este ano de 2023 não será exceção.

Nesta edição, a presença da ADP será assinalada com um stand, onde serão divulgadas a todo o setor agrícola as melhores e mais avançadas tecnologias no campo da nutrição vegetal e da biotecnologia adaptadas não só à agricultura convencional, como também à agricultura biológica. O efeito destas tecnologias poderá ser observado nos campos demonstrativos, em que a ADP participa com a sua gama de produtos Fertiberia TECH.

Foram instalados campos demonstrativos de arroz, milho, olival e amendoal.

ARROZ

Atualmente, são diversos os desafios que se colocam à cultura do arroz, provocados pelas alterações climáticas e o agricultor procura, por isso, novas abordagens, mais sustentáveis e amigas do ambiente. Nos campos de demonstração da ADP é possível observar precisamente o resultado da aplicação de soluções tecnológicas, que vão de encontro a essas necessidades.

No caso do arroz, a ADP tem 2 hectares de arroz produzido no sistema de gota-a-gota, onde a aplicação dos produtos da gama Fertiberia Tech tem um papel determinante no desenvolvimento desta cultura. Aqui, destacam-se essencialmente duas linhas de produtos:

1 – Neoforce – Produtos biotecnológicos com tecnologia Care incorporada;

2 – Tecnifol AntiOX – Fertilizantes foliares com a inovadora tecnologia AntiOX associada;

3 – Nutrifluid Impulse – Adubos líquidos com tecnologia eON integrada.

AMENDOAL E OLIVAL

Tanto no campo montra de olival, como no de amendoal – ambos de 600m2 cada – a ADP Fertilizantes procedeu à aplicação de Nutrifluid Impulse, Tecnifol NB AntiOX e Neoforce Prime. Como estamos a falar de dois campos que foram plantados em fevereiro deste ano, sendo, por isso, plantações bastante jovens, através da utilização destes produtos, o principal objetivo é obter um rápido e equilibrado crescimento e desenvolvimento vegetativo das culturas.

O Nutrifluid Impulse permite à cultura incrementar a capacidade fotossintética das plantas, aumentar as suas reservas energéticas e otimizar o balanço de energia nas reações de biossíntese das proteínas, proporcionando à cultura melhores condições e competências de desenvolvimento, tão relevante nesta primeira fase de vida. A exclusiva tecnologia eON, constituída por um consórcio de moléculas poli-aniónicas ativadas, que funcionam como um impulsor energético, permite que os fertilizantes Nutrifluid Impulse melhorem a resposta das culturas, reduzindo a necessidade energética.

Com o Tecnifol NB AntiOX e a sua tecnologia associada, será reforçado o poder antioxidante das plantas, ajudando-as a combater o stress abiótico e os seus efeitos, principalmente nesta época do ano, cujas altas temperaturas e a falta de água poderão prejudicar o crescimento das mesmas.

Utilizando o Neoforce Prime com a tecnologia Care, composto de microelementos essenciais e bioativos, permitir-se-á às plantas a síntese de compostos naturais que promovem um efeito priming, ativando o seu sistema de imunidade e melhorando, assim, o seu estado fisiológico. Relativamente à tecnologia Care, está a ser usada neste campo para que seja possível demonstrar os seus efeitos benéficos em ambas as culturas, atuando ao nível das defesas naturais das plantas frente a stresses bióticos e abióticos que, nesta fase tão inicial da vida das plantas, lhes podem provocar danos severos.

Nas páginas da edição de agosto/setembro da Revista Voz do Campo fique a conhecer algumas culturas instaladas nos campos demonstrativos da Agroglobal através de diferentes estratégias de várias empresas.

→ Mais desenvolvimento e outros assuntos na edição de agosto/setembro 2023: