A Agrovete, especializada na produção e comercialização de sementes certificadas e comercialização de equipamentos agropecuários, está a apostar em novas áreas de investimento e negócio, nomeadamente a cannabis medicinal.
Diz Luís Albuquerque, da Agrovete, que a aposta na cultura do cânhamo está a ser desenvolvida através de uma parceria com a Canhamor e o CITEV. Trata-se de uma cultura altamente eficiente e com múltiplas utilizações que vão desde o têxtil à construção civil (…).
Para mostrar a cultura e as suas múltiplas utilizações aos agricultores, a Agrovete instalou no campo da Agroglobal uma sementeira com 5000 m2 e foi semeada a 11 de julho. A sementeira foi realizada com a variedade FUTURA 75.
Já a cultura do milho, considerada por Luís Albuquerque, como a maior cultura arvense semeada em Portugal e como a empresa tem um grande historial, decidiu também levar e testar variedades no ensaio do milho da Agroglobal.
De referir que a Agrovete representa em Portugal a RAGT, empresa francesa que é considerada como sendo um dos líderes europeus na investigação de sementes.
Frederico Teixeira, da Agroglobal e responsável pelo ensaio da cultura do milho, adiantou-nos que o ensaio é composto por 20 variedades e conta com a colaboração de 7 empresas. Foi semeado no dia 28 de abril. O principal objetivo do ensaio é a demonstração do potencial genético de cada uma das variedades a ensaio.
“O ensaio está a correr muito bem dadas as caraterísticas de solo. Conseguimos perceber através de uma plataforma de Benchmarketing que o índice NDVI está acima da média dessa plataforma”, analisa Frederico Teixeira.
Aqui a Agrovete tem 3 variedades, a RGT IXABEL, RGT MAXEEDE o RGT MEXXPLEDE. Para Luís Albuquerque as duas primeiras já reconhecidas e aconselhadas pela indústria para consumo humano e por isso mais bem remuneradas aos agricultores e sem sacrifício da produção.
Nas páginas da edição de agosto/setembro da Revista Voz do Campo fique a conhecer algumas culturas instaladas nos campos demonstrativos da Agroglobal através de diferentes estratégias de várias empresas.