HYVIDOON, O ESPECIALISTA

HYVIDO™, RESPONDEPor: David Millán, Chefe de Produto Milho e Hyvido™ Syngenta Iberia

A Syngenta tem vindo a impulsionar há vários anos a hibridação da cevada, uma cultura chave na Península Ibérica, através de uma gama de variedades denominadas Hyvido™. Mas o que é realmente uma cevada híbrida?

A resposta é a mesma que daríamos para explicar o que é um milho híbrido ou um girassol híbrido, etc. Ou seja, uma cevada híbrida é uma variedade que se obtém do cruzamento de duas linhas puras, uma mãe e um pai, para falar claro. O objetivo destes cruzamentos é melhorar um ou vários dos caracteres dos progenitores: produção, qualidade, sanidade…

Isso é um híbrido, ou seja, uma cevada Hyvido™.

E a sua principal diferença para as cevadas convencionais é o resultado desse cruzamento, o vigor híbrido.

Quando surgiram as primeiras cevadas Hyvido™?

E qual tem sido o seu desenvolvimento?

O programa de melhoramento Hyvido™ teve início em 1990 com o desenvolvimento das primeiras linhas parentais na Universidade do Arizona, nos EUA. Porém, a primeira cevada híbrida, denominada SY Colossos, foi registada apenas em 2002, em Inglaterra. Em 2008 foi registada a SY Zoo, na Alemanha, e em 2014 chega à Península Ibérica a nossa variedade mais veterana: SY Jallon.

Desde então, e campanha após campanha, Hyvido™ foi-se adaptando às condições específicas do nosso território. Não são comparáveis as potencialidades agronómicas da Península Ibérica com as dos países acima mencionados, Inglaterra e Alemanha. Atualmente, por exemplo, deixámos de recomendar 220 sementes/m² e passámos a recomendar 100 em determinadas condições de extrema dureza; ou começámos a trabalhar no segmento da forragem, aproveitando as excecionais qualidades das nossas variedades como alimento para o gado.

E porque não há mais variedades de cevada híbrida no mercado se basta cruzar os progenitores?

Porque na realidade fazer esse cruzamento bem feito não é assim tão fácil e menos ainda num cereal como a cevada cujos órgãos reprodutores, masculino e feminino, estão juntos. Há mais cevadas híbridas, claro, mas não como Hyvido™. A técnica que diferencia as nossas cevadas de outras está na forma como cruzamos os progenitores. A Syngenta desenvolveu um sistema de hibridação denominado Sistema-CMS (Esterilidade Citoplasmática Masculina), através do qual obtemos linhas femininas geneticamente estéreis na sua parte masculina, o que facilita a realização de cruzamentos limpos, dirigidos e mais estáveis. As restantes cevadas híbridas, e a grande maioria dos cereais hibridados, obtêm-se através de técnicas mais simples, mas mais instáveis e agressivas, nomeadamente, a esterilidade química, a edição genética ou, inclusivamente, a castração manual.

Que benefícios têm as cevadas Hyvido™ para o agricultor?

As virtudes das cevadas Hyvido™ são amplamente conhecidas, tal como os seus pontos fracos. O segredo está em saber o que temos em mãos e como podemos tirar o melhor partido.

Em resumo, Hyvido™ destaca-se pelos seguintes pontos fortes conferidos pelo seu vigor híbrido:

Maior capacidade de enraizamento, mais ainda tendo em conta que a semente vem tratada com Vibrance® Gold, que além de incorporar três fungicidas, contribui para um potente efeito enraizante. Isto é fundamental para os pontos seguintes.

Maior eficiência no uso dos recursos. Num ano tão complicado como este vimos que Hyvido™ é capaz de aproveitar até à última possibilidade o que as condições climáticas lhe oferecem. Mas obviamente tudo tem um limite.

Maior eficiência no uso do azoto, também relacionado com a maior capacidade de enraizamento.

E, claro, tal como todos os híbridos, uma maior adaptabilidade ao stress, tanto abiótico (ambiental) como biótico (pragas e doenças), com uma maior tolerância a doenças.

Hyvido™ é uma nova ferramenta para o agricultor e produtor pecuário com a qual pode gerir a sua exploração, procurando novos tetos de rentabilidade graças a um enorme potencial produtivo e um excelente pack de tolerâncias e adaptabilidades.

E no caso concreto do produtor de leite, que vantagens oferecem?

Na adaptabilidade que mencionámos está incluído o conceito de dupla aptidão. Ou seja, quase todas as variedades Hyvido™ estão desenhadas para dar o melhor tanto em grão como em silagem.

São variedades de ciclo longo com enorme volume de massa foliar, o que exige sementeiras precoces, fertilizações moderadas e determinas condições ambientais. Isto em certas zonas é uma limitação, se falamos de produção para grão, mas no caso da produção para forragem as limitações são muito menores. Além disso, é uma cultura híbrida com um stay green excecional, o que facilita a gestão do corte da forragem, o produtor pecuário tem desta forma uma janela mais ampla e flexível para picar e ensilar do que com outros cereais, sem abdicar de rendimento nem de qualidade.

Comparada com outros cereais forrageiros que diferenças tem?

Por exemplo, se a comparamos com um azevém há que ter em conta muitos fatores, o primeiro será considerar o que procura o produtor pecuário. Com um único corte Hyvido™ produz muito mais matéria seca do que um azevém, mas a qualidade, obviamente, não é comparável. Também é sabido que cortes precoces de Hyvido™ mantêm um nível muito elevado de qualidade.

Comparadas com outros cereais, as variedades de cevada Hyvido™ destacam-se pela sua capacidade de produção de matéria seca, tanto com um corte como com dois cortes. Sim, eu disse dois. Hyvido™ oferece a possibilidade de realizar um primeiro corte em folha bandeira, ou antes, esperar pelo rebrote e realizar um segundo corte, ou caso não necessitemos de mais alimento, deixar o rebrote para produção de grão. Aconselhamos os agricultores a solicitar apoio a um técnico Syngenta, pois precisamos de certas condições, como a disponibilidade de água, para assegurar um rebrote adequado. No caso de um corte em folha bandeira Hyvido™ demonstrou que a qualidade desta forragem difere muito do que até agora se pensava que era uma cevada, com teor proteico muito elevado e melhor digestibilidade do que outros cereais habitualmente utilizados em silagem. E graças ao seu elevado stay green será capaz de manter uma alta qualidade até cortes na fase de grão leitoso, onde logicamente a produção de matéria seca será uma surpresa.

Realmente interessante. Parece que Hyvido™ é uma alternativa na planificação da nossa folha de culturas, tanto em grão como em silagem. E há mais novidades?

Na Syngenta nunca nos acomodamos, tentamos sempre melhorar a rentabilidade e a sustentabilidade deste setor.

Todos os anos registamos novas variedades Hyvido™ que procuram superar as suas antecessoras e que são avaliadas para estudar a sua idoneidade às nossas necessidades. Outro exemplo de que estamos em constante inovação é que em breve lançaremos os primeiros híbridos de trigo Syngenta, algo que acreditamos que contribuirá novamente para dar um passo em frente na agricultura.

E Hyvido™ também está envolvida na digitalização. Como? Ao fazer parte de uma enorme rede de ensaios, denominados CropEX, nos quais testamos variedades em diferentes ambientes, com diferentes densidades de sementeira, fertilizações distintas, etc, e através de ferramentas digitais (mapas de produtividade, análises edafoclimáticas, análises NIRs mapeadas, satélites e drones, etc) obtemos uma enorme quantidade de dados que nos ajudam a conhecer melhor a nossa genética e a ajudar os nossos clientes com melhores recomendações, que num futuro não muito longínquo poderemos realizar através da nossa potente ferramenta digital Cropwise™.