O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promove, dia 26 de outubro, em formato híbrido, a 15.ª edição da Reunião Anual PortFIR (Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar), subordinada ao tema “Alimentação de base vegetal | Balanço entre nutrição, produção, processamento e custo”.

A 15.ª edição da Reunião Anual PortFIR tem como objetivos promover um balanço entre nutrição, produção, processamento e custo da alimentação de base vegetal, apresentando e debatendo a importância e os possíveis benefícios para a saúde humana e o ambiente, as oportunidades e os desafios que se colocam à produção e à indústria alimentar, bem como a adoção e o acesso a estes alimentos pelos consumidores. O evento visa ainda divulgar trabalhos de investigação na área da alimentação, nutrição e/ou segurança alimentar.

Destinada aos membros das Redes PortFIR, profissionais de saúde, laboratórios, comunidades científica e académica, indústria alimentar e da distribuição, e todos os demais interessados nesta temática, a 15.ª edição da Reunião Anual PortFIR decorrerá presencialmente no auditório do INSA, em Lisboa, assim como online, através da plataforma ZOOM e do canal de YouTube do INSA.

A participação no evento carece de inscrição prévia, que poderá ser efetuada até às 14 horas do dia 25 de outubro.

Os interessados em apresentar comunicações deverão efetuar a submissão dos respetivos resumos até 20 de setembro, através do email roberto.brazao@insa.min-saude.pt e de acordo com os critérios de elaboração e submissão, sendo que a aceitação dos resumos será comunicada aos autores até ao dia 3 de outubro. Dos resumos apresentados, o júri selecionará dois para serem apresentados também oralmente na Sessão da Tarde da Reunião. Os posters deverão ser enviados até dia 17 de outubro, para o email anteriormente indicado. Todos os trabalhos aceites e apresentados na forma de poster são candidatos ao prémio de melhor poster.

Programa PortFIR tem como objetivo a implementação de redes portuguesas de partilha de conhecimento em segurança alimentar e nutrição, assente num portal que inclui a Tabela da Composição de Alimentos portuguesa (TCA) e que, futuramente, incluirá outras bases de dados, sustentáveis e de qualidade reconhecida, sobre contaminação de alimentos e consumos alimentares. Conta atualmente com cerca de 150 membros, de mais de 90 organismos e entidades públicas e privadas, nomeadamente legisladores e reguladores, laboratórios, universidades, centros de investigação, associações e organizações do setor agroalimentar e da saúde e empresas da produção e/ou distribuição alimentar, restauração e saúde.

INSCRIÇÕES AQUI ←