Um total de 15 produtos e serviços de frutas e vegetais participaram nos Prémios Innovation Hub e defenderam a sua candidatura no passado dia 5 de outubro, último dia da Fruit Attraction 2023.

Um júri, composto por María Camino Arroyo, sub-diretora geral de frutas, legumes e viticultura do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha; Gonzaga Ruiz de Gauna, gerente da Plataforma Tecnológica de Biotecnologia Vegetal BIOVEGEN; Rubén Moratiel, professor da Universidade Politécnica de Madrid; Victorio José Teruel Muñoz, Diretor Geral Adjunto de Gestão de Segurança Alimentar. A Entidade Autónoma Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional (AESAN), e Luis B. Martín, chefe do Departamento Técnico da FEPEX, decidiram entregar o prémio de Produtos Frescos à empresa xEXPRIMIR, o prémio Indústria de F&V foi para FMC AGRICULTURAL SOLUTION , e na categoria Ações e Compromisso com a Sustentabilidade, o vencedor foi o CAPEC, que recebeu 2 mil euros cada.

No caso dos Produtos Frescos, a empresa xEXPRIMIR apresentou as suas sopas frescas Julia, um conceito alimentar totalmente inovador, com ingredientes frescos, sem conservantes, corantes ou aromatizantes.

 

Na categoria Indústria Auxiliar, a FMC AGRICULTURAL SOLUTION foi a vencedora com seu produto Verimark, um novo inseticida de amplo espectro para horticultura em estufa para controle de moscas brancas, pulgões, tripes, lepidópteros e minadores de folhas com excelente perfil ambiental e sobre fauna auxiliar para irrigação por gotejamento aplicações com uma formulação otimizada.

E por fim, na categoria Ações de Sustentabilidade e Compromisso, a CAPEC apresentou um circuito fechado de reaproveitamento e reciclagem de caixas plásticas de frutas e hortaliças.

Os 15 produtos reconhecidos pelo júri como finalistas nas diferentes categorias foram, na categoria de Produtos Frescos: AXARFRUIT – AvoCheese-; FLORETTE IBERICA ALIMENTARIA – Salada completa de frango e ovo; FRUBAÇA – COPA – Smoothie Bowls de culturas vivas: SURINVER – Variedade de pratos tradicionais veganos: XEXPRIMIR – Sopas frescas Julia. Na Indústria de F&H: GREEN HAS IBERIA – Eranthis; HECTRE – Espectro para Cerejas; INNOFLOWER – Novas embalagens para flores comestíveis; SOLUÇÃO ARICULTURAL FMC – Verimark; SANIFRUIT – SaniTomato. E nas Ações e compromisso de Sustentabilidade: GRUPO AKO – Indicadores de conservação do prazo de validade dos alimentos; CAPEC – Circuito fechado de reaproveitamento e reciclagem de caixas plásticas para frutas e legumes; CKF – Earthcycle Blueberry Top Seal Punnet; ONETHIRD – Previsão em tempo real do prazo de validade do produto para evitar desperdício de alimentos, e VERTIGO TECHNOLOGIES – Fresco Microwave Sensing.