Destaques organizacionais da feira – Novos sistemas no setor de alimentos no destaque DLG-Spotlight “Inhouse Farming” no pavilhão 24 – Systems & Components nos pavilhões 15, 16 e 17.

Timo Zipf, diretor de projetos da Agritechnica, DLG (Sociedade Alemã de Agricultura), Frankfurt

De 12 a 18 de novembro de 2023, a Agritechnica, líder mundial em feiras de tecnologia agrícola, finalmente reabrirá as suas portas. Mais de 2.600 expositores de 53 países irão exibir as suas novidades em 24 pavilhões no concorrido espaço de exposições de Hannover. A DLG, organizadora do evento, adotou o tema “Produtividade Verde” para a vitrine global da indústria internacional de máquinas agrícolas. Com isso, posiciona a feira como um fórum especializado para abordar os desafios do futuro da agricultura. Como garantir o abastecimento mundial de alimentos quando, ao mesmo tempo, há a necessidade de conservar recursos e diminuir o uso de insumos? Como alcançar um equilíbrio entre o aumento sustentável da produtividade e a preservação do meio ambiente e da natureza?

Visitantes, tanto da Alemanha quanto de outros países, terão a oportunidade de contar com uma série de discussões empolgantes, serviços diferenciados e lançamentos inovadores sobre esse tema central. Destaques incluem a nova área de exposição “Inhouse Farming” como uma nova plataforma para as indústrias agrícola e alimentícia; o agora aprimorado ponto de encontro “agrifood startups” para as startups do setor; e a inédita pista de testes “Drive Experience” para sistemas alternativos de propulsão.

“A Agritechnica 2023, com lotação máxima atingida, consolida-se como a plataforma global para a agricultura, tanto nacional quanto internacional. Reconhecida como a principal feira mundial de tecnologia agrícola, ela se estabelece novamente como o epicentro para networking, diálogos presenciais e abertura de novos negócios. Além disso, destaca-se como referência para inovações do setor”, afirma Timo Zipf, gerente de projetos da Agritechnica. “A equipe da Agritechnica na DLG está motivada e comprometida em oferecer o melhor para expositores e visitantes.”


Expositores de todo o mundo 

A Agritechnica mantém sua posição como o principal mercado internacional para soluções e inovações em tecnologia agrícola, apresentando serviços e produtos de 53 países. Mais de 1.700 expositores são internacionais (65%), e mais de 900 são expositores alemães (35%). Depois da Alemanha, os países mais representados são Itália (361 expositores), China (192), Turquia (172) e Holanda (141). Mais de 23 países, abrangendo três continentes, organizaram estandes coletivos. A DLG aguarda a presença de aproximadamente 400 mil visitantes de todo o mundo.


“agrifood startups”, o ponto de encontro para startups dos setor agrícola e alimentar

A Agritechnica se destaca como um núcleo de inovações, posicionando-se como o mais importante ponto de encontro para figuras-chaves em decisões e como líder de mercado em negócios. Na edição deste ano, com o espaço “agrifood start-ups” (localizado no Pavilhão P11, ao norte do pavilhão 11), a feira proporciona a jovens empresas e startups a chance de exibir suas visões e produtos aos mercados internacionais agrícola e alimentício, oferecendo, por meio de suas ideias inovadoras, soluções para os desafios futuros da agricultura. No concurso DLG.Prototype.Club jovens desenvolvedores vão demonstrar ao público suas habilidades em solucionar desafios digitais no âmbito agrícola.


Programação técnica internacional 

Com uma programação especializada repleta de congressos, workshops e fóruns internacionais, a Agritechnica é reconhecida como o principal fórum voltado para o futuro do setor agrícola.

  • O “International Farmer’s Day” também voltará a ser realizado na Agritechnica 2023. Neste ano, o foco será a França e a Polônia. Na terça-feira, 14 de novembro, a maior feira do mundo do setor apresentará informações especializadas focadas nos interesses dos agricultores franceses e poloneses. No fórum do pavilhão 24, com palestras de especialistas, serão discutidos temas como o uso eficiente da água na agricultura francesa e os impactos do Pacto Ecológico Europeu na agricultura polonesa.

 

  • Antes mesmo do início da feira, o congresso internacional “LAND.TECHNIK AgEng 2023”, organizado pelo VDI Wissensforum (Associação dos Engenheiros Alemães) nos dias 10 e 11 de novembro no Centro de Convenções (Centro de Exposições de Hannover), fornecerá uma visão geral dos progressos mais recentes em engenharia agrícola com informações sobre os últimos avanços em pesquisa.

Destaques da DLG “Inhouse Farming” e “Smart Farming”

  • A agricultura sustentável deve conciliar produtividade com preservação de recursos e proteção ambiental. Em um setor agrícola cada vez mais digitalizado, há muitas tecnologias inovadoras disponíveis para essa finalidade. Com o tema “Produtividade Verde”, a Agritechnica destaca tecnologias e tendências que promovem um crescimento sustentável da produtividade agrícola, fornecendo respostas sobre como garantir rendimentos, protegendo ao mesmo tempo o meio ambiente.

 

  • No DLG Spotlight “Inhouse Farming”, 12 expositores apresentarão as mais recentes tecnologias e sistemas da área de “Controlled Environment Agriculture” no pavilhão 24, estande D25.

 

  • O destaque DLG “Smart Farming” (pavilhão 9, estande B06) trata da automação e da conectividade na produção agrícola. Os expositores irão apresentar soluções de agricultura inteligente para maior eficiência e sustentabilidade.

Especialistas no palco

Discussões e palestras da programação técnica da Agritechnica 2023 acontecem em cinco locais diferentes nos seguintes pavilhões:

  • “Expert Stage Green Productivity” no pavilhão 24, estande A06

 

  • “Expert Stage Systems & Components” no pavilhão 17, estande H02

 

  • “Expert Stage Inhouse Farming” no pavilhão 24, estande D25

 

  • “Expert Stage agrifood startups” no pavilhão P11, estande C32

 

  • “Studio Stage” no estande da DLG no Pavilhão 24, estande A06

System & Components em três pavilhões inteiros

  • A seção Systems & Components volta a ser realizada neste ano em conjunto com a Agritechnica. Como referência técnica, ponto de encontro da indústria e plataforma B2B para fornecedores, ela complementa na medida certa a maior feira mundial de tecnologia agrícola. A Systems & Components fornece informações sobre os últimos avanços e inovações na área de componentes para máquinas agrícolas e setores relacionados.

 

  • A gama de produtos e serviços oferecidos por cerca de 800 expositores nos pavilhões 15, 16 e 17 oferece um panorama abrangente das tendências atuais lançando um olhar sobre o futuro da tecnologia agrícola. Líderes do setor, empresas de médio porte e startups de mais de 40 países irão apresentar expertise e capacidade inovadora nas áreas de motores, eletrônica, tecnologia de propulsão, hidráulica, cabines, dispositivos de elevação, além de peças de reposição e desgaste.

 

  • Pela terceira vez, a DLG irá conceder o prêmio “Systems & Components Trophy – Engineers’ Choice” a sistemas e componentes destacados na Agritechnica. Com essa iniciativa, a DLG reconhece a relevância e a capacidade inovadora do setor de fornecedores de tecnologia agrícola.

Oportunidades para jovens visitantes da feira

Qualquer pessoa interessada em uma carreira na agricultura ou no setor agrícola, ou que queira desenvolver ainda mais seus negócios, precisa se informar o mais cedo possível. Por isso, a Agritechnica oferece “Reasons to visit” para grupos de visitantes mais jovens com vários eventos e atividades:

 

  • No dia 16 de novembro, quinta-feira, o ‘Young Farmer’s Day’, acompanhado da “Young Farmer’s Party” à noite, será uma referência importante para a variedade de produtos e oportunidades técnicas para jovens empresárias e empresários e profissionais iniciantes do setor agrícola – tudo isso com muita diversão. O Young Farmers’ Day já é um evento consagrado e se tornou uma das principais plataformas de networking para jovens talentos do setor agrícola. Muitos expositores aproveitam esse dia para destinar suas ofertas especificamente para o público jovem. No início da festa, influenciadores internacionais das redes sociais que promovem a agricultura em seus canais e fazem uma ponte com a tecnologia agrícola serão premiados com o DLG Agri Influencer Awards 2023.

 

  • Na área “Campus & Career”, a DLG e suas parcerias irão apresentar um programa abrangente de informação e aconselhamento sobre todos os aspectos das carreiras profissionais.  Na área “Career” (carreira), os visitantes têm a oportunidade de entrar em contato com empresas, obter informações de consultores de recursos humanos e saber mais sobre capacitação e formação continuada. Na área “Campus”, faculdades, universidades e institutos de pesquisa irão apresentar seus mais recentes projetos de pesquisa. A área Campus & Career, com 36 expositores, fica no pavilhão 24.

 

  • O especial “Workshop Live” (pavilhão 2, estande E40), organizado em cooperação com a LandBauTechnik-Bundesverband, vai espalhar o cheiro das oficinas pelos pavilhões da feira. Em intervalos de hora em hora, estudantes, técnicos de manutenção e especialistas irão demonstrar ao vivo, com tecnologia de ponta, como as atividades de manutenção e reparo são feitos hoje em dia e quais são as exigências dos vários níveis de qualificação no trabalho. A programação é enriquecida por uma conjunto completo de informações fornecidas pelos instrutores de capacitação. Para alunos de 14 a 17 anos que desejam ingressar em uma profissão qualificada e interessante, com as melhores perspectivas após a formação escolar, é uma oferta valiosa de orientação profissional. Na edição de 2019 da Agritechnica, mais de 5000 alunos se beneficiaram dessa oportunidade.

 

  • A magia da tecnologia agrícola estará presente não apenas em todo o espaço da exposição, mas também no universo virtual de um jogo de computador. Pela segunda vez, entusiastas e jogadores do “Farming Simulator” terão a chance de competir na “Farming Simulator League” (FSL) no pavilhão P32, coletando pontos para a grande final da competição em 2024. Este evento vai reunir entusiastas da tecnologia agrícola não só de diversos países, mas também de setores além do agrícola, sendo um dos principais destaques na programação de apoio da Agritechnica.

 

  • Centro Internacional de Distribuidores e Serviços
    A DLG, a LandBauTechnik-Bundesverband e a associação europeia de revendedores de máquinas agrícolas CLIMMAR estão montando, mais uma vez, um Centro Internacional de Revendedores e Serviços no pavilhão 2, estande E40. Para revendedores de máquinas agrícolas ao redor do mundo, este é o principal ponto de contato para informações e conexões no setor. No centro de serviços integrado, estarão presentes empresas dos setores de financiamento, seguro, logística, comercialização de máquinas usadas, agenciamento de frete, desembaraço alfandegário e recursos humanos.

 

  • A DLG se apresenta no pavilhão 24
    A DLG fornecerá informações sobre seu amplo trabalho técnico e de avaliação no pavilhão 24, estande A 06. Nesse contexto, o centro DLG de testes em tecnologia e insumos apresentará sua linha de análises de máquinas agrícolas, assim como os resultados do DLG PowerMix, o teste de eficiência de tratores. Novos serviços digitais e produtos diferenciados caracterizam o programa de certificação DLG “Agricultura Sustentável”. Os resultados da pesquisa para o cultivo vegetal serão apresentados pelos especialistas do Centro Internacional de Produção Vegetal da DLG. No palco da DLG, especialistas do setor discutem os desafios mais recentes da tecnologia agrícola. A participação na feira é complementada com a grande variedade de cursos de treinamento oferecidos pela DLG Academy, novas publicações e títulos da DLG Publishing House, bem como oportunidades de networking para os membros da DLG, a Young DLG e especialistas da Alemanha e do exterior.

International Visitors‘ Lounge no pavilhão 24

Para os visitantes de todo o mundo, o ponto de encontro central da Agritechnica 2023 é o International Visitors’ Lounge. Na edição deste ano, ele estará localizado no pavilhão 24, estande D07, integrado ao estande da DLG. No International Visitors’ Lounge, visitantes nacionais e internacionais terão a oportunidade de encontrar parceiros comerciais, participar de conversas técnicas e organizar sua agenda de visitas à exposição. Além disso, representantes das subsidiárias internacionais da DLG estarão disponíveis para fornecer detalhes sobre oportunidades técnicas exclusivas e sobre as exposições globais organizadas pelo Grupo DLG.

Informações para visitantes da Agritechnica estão disponíveis em alemão, inglês, francês, italiano, português, polonês, russo, espanhol e ucraniano no site www.agritechnica.com.

Para um planejamento ideal da feira no celular, o app Agritechnica está novamente disponível para iOS e Android nas respectivas lojas de aplicativos. Usuários podem utilizá-lo para acessar detalhes sobre a variedade de produtos e serviços da feira através de “rotas temáticas”.

2 thoughts on “Agritechnica 2023: Com o tema “Produtividade Verde”, alinhado às tendências atuais

Comments are closed.