A empresa espanhola DEFEDER e a portuguesa BIOLOCAL uniram esforços e juntas querem contribuir para o aumento e melhoria da oferta de fertilizantes orgânicos de qualidade em Portugal. A maior parte das soluções disponíveis está direcionada para utilização nos modos de produção sustentáveis, nomeadamente em agricultura biológica.A DEFEDER é uma empresa especializada no desenvolvimento e produção de fertilizantes 100% ecológicos para a agricultura e alimentação animal a partir da reutilização de matérias-primas orgânicas às quais é dada uma segunda vida.A empresa foi fundada em 2008 pelos irmãos Joaquín e Raúl Saila, com o objetivo de produzir fertilizantes ecológicos para uma agricultura regenerativa provenientes da economia circular, de mãos dadas com a I&D, contribuindo assim para um futuro mais saudável.

A qualidade das matérias-primas, cuidadosamente selecionadas, são depois compostadas e processadas para obter o fertilizante ideal para qualquer cultura, o que torna a empresa líder na produção de fertilizantes orgânicos em Espanha.

Estão presentes em mais de 20 países e têm recebido inúmeros prémios pelo arrojo e inovação no setor.

A DEFEDER quer ser uma empresa envolvida com o meio ambiente e o agricultor, para isso, dispõe de uma grande variedade de fertilizantes orgânicos sólidos com nutrientes que se adequam às necessidades de cada tipo de solo e cultura.

A BIOLOCAL é uma empresa familiar, sediada em Macedo de Cavaleiros, Trás-os-Montes. Opera em várias áreas no setor agrícola, sendo especialistas no ramo da consultoria em ciências agrárias e na comercialização de plantas e fatores de produção para agricultura sustentável.A DEFEDER e a BIOLOCAL têm-se destacado no contributo por uma agricultura mais verde, apoiada no conhecimento dos mecanismos naturais e na tecnologia.

Desenvolvem projetos por todo o país, com especial enfoque nas regiões do interior, onde procuram implementar estratégias agronómicas positivas para o meio ambiente e para o agricultor, baseadas em conceitos regenerativos, tendo o solo como elemento-chave dos sistemas agrícolas.

Em entrevista, os representantes da DEFEDER e BIOLOCAL revelam o trabalho de parceria que estão a desenvolver.

Como surgiu e qual o objetivo da parceria DEFEDER – BIOLOCAL?

Bem, foi uma evidência. A partir do momento em que as duas empresas contactaram, ficou claro que existia uma partilha da visão sobre o papel que a atividade agrícola deve desempenhar no mundo atual, isto é, no seu contributo para a preservação dos ecossistemas naturais ao invés da degradação contínua que temos assistido.

Acreditamos que incrementando a qualidade dos solos através da promoção da atividade e diversidade biológica fará com que tenhamos culturas e alimentos mais saudáveis e um planeta melhor.

Quais as mais valias dos produtos DEFEDER?

Os produtos DEFEDER apresentam características diferenciadoras no mercado dos fertilizantes orgânicos. São produzidos a partir de matérias-primas de qualidade, reaproveitadas e oriundas de fontes de economia circular.Além da qualidade, existe uma ampla gama de produtos que se adaptam a todo o tipo de culturas e solos e estão certificados para utilização em agricultura biológica.

Qual o papel da BIOLOCAL na estratégia da DEFEDER em Portugal?

A BIOLOCAL é uma empresa com credenciais na área da agricultura sustentável, partilhamos um entendimento comum sobre a agricultura e a sua relação com a Natureza, ninguém melhor que eles para dar suporte à nossa entrada no mercado português.

Que diferença podem fazer os produtos DEFEDER?

Cremos que podem fazer toda a diferença. A oferta de soluções orgânicas biológicas com elevado teor em nutrientes e adaptadas à necessidade das culturas é ainda muito escassa. Os produtos DEFEDER vêm colmatar essa lacuna, oferecendo fertilizantes biológicos para os mais variados contextos agronómicos, que vão desde adubos ternários equilibrados ou mais ricos em azoto, fósforo ou potássio.

Quais os fertilizantes que mais se poderão destacar em Portugal?

Todos os fertilizantes DEFEDER terão o seu próprio espaço. Não obstante, dadas algumas das particularidades da nossa agricultura e, tendo em conta a própria oferta de produtos para agricultura biológica, destacamos o NutriComplet (10-3-4) que sendo um fertilizante ternário equilibrado conta com 10 % de azoto orgânico. Para situações onde o fósforo ou o potássio podem ser mais importantes, temos o BioFos (6-12-2) e o OrgaPot (5-5-10), respetivamente. Quando as necessidades em azoto forem de facto elevadas, existe o NitroPlus que pode conter 11 % de N. Por fim, não poderia deixar de referir o BioComplet (6-4-4) que será provavelmente o adubo biológico com a melhor qualidade/preço do mercado.Para mais informações:

Defeder Alcolea S.L.

Polígono industrial La Armentera, calle A. Parcela 98. | 22400 Monzón (Huesca)

Email: info@defeder.es

Contactos: (+34) 675 807 691) | (+34) 974 468 111

Site: www.defeder.es

Biolocal, Unipessoal Lda

Rua Eça de Queirós, n.º 29 |

5340-203 Macedo de Cavaleiros

 

Email: geral@biolocal.pt

Contactos: 278 097 244 | 910 481 716

Site: www.biolocal.pt

Facebook: facebook.com/Biolocal

 

Leia este e outros artigos publicados na Revista Voz do Campo, edição de outubro 2023.