Tendo em vista o incremento da recolha seletiva da fração de biorresíduos, o Município de Gondomar, em parceria com a LIPOR, vai alargar a capacidade de recolha de resíduos verdes no concelho.

O projeto irá abranger uma área geográfica com 6200 alojamentos, com maior incidência nas freguesias do Alto do Concelho – Covelo, Foz do Sousa, Jovim, Medas, Melres, mas também S. Pedro da Cova e S. Cosme.

Os munícipes terão à sua disposição 361 novos equipamentos para a entrega de restos de jardinagem, pequenos ramos, podas, relva. De salientar que, de outra forma, estes resíduos verdes seriam descartados nos contentores do lixo, impossibilitando o seu retorno ao seu meio natural, a terra!

Este projeto é financiado por POSEUR-03-1911-FC-000253 de forma a dar resposta aos objetivos e metas definidos pelas diretivas comunitárias e com o apoio do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – que inclui uma aposta numa campanha de comunicação e sensibilização, num sistema de informação geográfica para a monitorização e gestão das operações e numa nova viatura de recolha.