Pedro Vieira, Gabinete de Recursos Genéticos Animais da DGAV – Direção-Geral da Alimentação e VeterináriaO criador tem que ter uma mais-valia de um produto que é de excelência, um produto natural. Neste encontro falámos também da produção de queijo e das diferentes formas de o produzir, das nossas ovelhas, cabras e vacas e das condições higio-sanitárias. É bom referir que só teremos produtos de excelente qualidade se a higiene estiver salvaguardada.
Nesta partilha de conhecimentos, abordámos também as nossas galinhas autóctones, da forma como elas são produzidas e dos produtos que delas advêm. Conversámos sobre a temática dos cães de raças autóctones e quais os programas de conservação e de melhoramento.
Recordo que a DGAV é a autoridade competente em Portugal e responsável pelos recursos genéticos animais. Temos nas nossas competências a responsabilidade da gestão dos livros genealógicos e dos planos de conservação e melhoramento da raça. Fazemos a manutenção e damos apoio a esses planos, gerindo e fazendo-os gerir. Não esquecendo os apoios que existem quer em termos nacionais quer comunitários para as associações e até mesmo diretamente aos criadores.
Leia este e outros assuntos na Revista Voz do Campo, edição de outubro 2023.
One thought on “❝ O criador tem que ter a mais-valia de um produto que é de excelência”
Comments are closed.