O ZOOTEC’23: XXIII Congresso Nacional de Zootecnia, que se realizou em Angra do Heroísmo, entre 19 a 21 de outubro de 2023, na Ilha Terceira – Açores, chegou ao fim. O evento, organizado pela Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) com apoio da Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente da Universidade dos Açores (FCAA – UAc), foi um marco na história da Zootecnia, reunindo profissionais, investigadores e estudantes nesta área de extrema importância para a agricultura e economia portuguesa.

Em 1990, a Zootecnia em Portugal ganhava vida com a realização do 3º Encontro de Zootecnia na Universidade dos Açores. Hoje, 33 anos depois, a APEZ celebrou com orgulho a 23º edição do Congresso Nacional de Zootecnia, retornando ao mesmo arquipélago que já havia sido palco dos congressos em 1990, 1995, 1998, 2004 e 2008, com destaque para a edição de 2008 organizada em São Miguel. Após um intervalo de 15 anos, o ZOOTEC voltou a ser realizado no extraordinário arquipélago dos Açores, regressando à Ilha Terceira.

Os Congressos Nacionais de Zootecnia são a reunião técnico-científica de referência da Zootecnia Nacional, proporcionando um espaço de partilha e discussão das últimas novidades no campo da Zootecnia em Portugal e da investigação sobre o tema feito no nosso país. O sucesso deste ano foi notável, com um total de 106 trabalhos submetidos, entre os quais 71 em formato de poster e 35 comunicações orais. Além disso, o evento contou com a participação de 170 inscritos e 16 oradores convidados, promovendo assim a intensa partilha e discussão em torno dos temas mais atuais da Ciência Animal.

Durante o evento, foram realizadas diversas sessões e mesas redondas que abordaram temas essenciais na Zootecnia. As sessões incluíram as temáticas:

Sessão Inaugural – Zootecnia: para além da produção

Sessão I: Sistemas de produção: Eficiência, sustentabilidade e vulnerabilidade

Sessão II: Bem-Estar Animal

Sessão III: Genética, Ómicas e Melhoramento Animal

Mesa Redonda: Estratégias para uma produção animal sustentável

Sessão IV: Nutrição e Alimentação Animal

Sessão V: Tecnologia, Segurança Alimentar e Produtos de Valor Acrescentado

Sessão VI e Sessão VII: As Produções Zootécnicas

Mesa Redonda: O Papel do Profissional de Zootecnia na Atualidade

Além das sessões técnico-científicas, o evento ofereceu aos participantes a oportunidade de estar mais próximo da realidade Zootécnica Açoriana, em particular da Ilha Terceira, organizando três visitas técnicas no último dia do evento.

As visitas foram a uma produção de Raça Autóctone Ramo Grande, à Quinta dos Talhões (produção da raça Aberdeen-Angus) e à empresa de lacticínios Quinta dos Açores. A organização reuniu à mesa os congressistas para degustarem as iguarias confecionadas no Restaurante da Associação Agrícola Ilha Terceira, a quem agradecem.

Por fim, a APEZ teve a honra de anunciar os vencedores dos prémios APEZ 2023:

Prémio Joaquim Lima Pereira: Joaquim Moreira da Silva

Prémio Zootécnico do Ano: João José Santos

Prémio Melhor Aluno de 1º Ciclo: Catarina Madruga

Prémio Melhor Aluno de 2º Ciclo: Maria Leonor Nabeiro

Estes prémios reconhecem o mérito e a dedicação excecional dos premiados na Zootecnia e no âmbito da sua formação académica. A APEZ dá os caloroso Parabéns a todos os vencedores.

A organização agradece à Universidade dos Açores por acolher este evento e por todo o apoio logístico fornecido, bem como à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo por apoiar esta organização. A Secretaria Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural também merece um especial agradecimento pelo apoio e incentivo a esta iniciativa. A comissão científica do evento trabalhou incansavelmente para criar um programa de excelência, abrangendo as áreas mais pertinentes e convidando os oradores mais adequados. A organização agradece, ainda, a todos os oradores e moderadores pela sua participação e disponibilidade na partilha do conhecimento. Este sucesso só foi possível graças aos patrocinadores que, ano após ano, evento após evento, têm mantido a confiança no trabalho da APEZ. A organização deixa, ainda, um agradecimento a todos os participantes. Finalmente, a comissão organizadora e os voluntários merecem um agradecimento especial, o seu empenho e dedicação garantem a continuidade dos ZOOTECs.

A APEZ espera que estes três dias tenham sido produtivos e valiosos para o setor da Zootecnia e seus profissionais. Finalmente, a APEZ agradece a oportunidade de continuar a trabalhar em prol dos Zootécnicos e da Zootecnia e espera ver-vos em breve no próximo ZOOTEC.