Para garantir o sucesso de qualquer projeto frutícola, é crucial uma escolha adequada de todos os processos a ter em conta desde o início, e uma das mais decisivas é a seleção de um viveirista certificado, um passo que não pode ser subestimado. Os viveiros certificados são aqueles que respeitam os padrões rigorosos de qualidade e confiabilidade. Ao optar por um viveirista certificado, o fruticultor está a tomar medidas para garantir que as suas árvores frutíferas sejam saudáveis, produtivas e livres de doenças, pois como sabemos a saúde das árvores frutíferas é um fator chave no rendimento e na qualidade das campanhas.
As espécies disponíveis em viveiros certificados também são uma vantagem significativa. Na escolha deve ter-se em linha de conta para além de outros fatores, o clima e solo. Os viveiros certificados geralmente oferecem uma ampla gama de opções, permitindo que os fruticultores façam a sua melhor escolha. O agricultor deve sempre avaliar as condições climáticas da sua região, incluindo temperatura, humidade e precipitação, devendo obviamente escolher as árvores que mais se adaptem. Além disso, nunca se deve descurar a análise do solo para que se possa garantir a melhor adequação ao tipo de árvore que deseja plantar.
É também de extrema importância a adequada pesquisa sobre as variedades, uma vez que umas são mais adequadas para culturas domésticas, enquanto que outras são as ideais para a produção comercial de maior escala. Para além de muitos outros requisitos a considerar no momento da encomenda e/ou da aquisição das plantas, o agricultor deve ainda certificar-se de que as árvores selecionadas sejam compatíveis para polinização e, claro está, nunca é demais sublinhar a importância da tomada de medidas preventivas em relação às tão indesejáveis pragas e doenças, sobretudo as mais comuns que afetam as árvores de fruto na região onde se pretende plantar.
É portanto todo um conjunto de preocupações típico dos fruticultores, mas que felizmente é minimizado pelo profissionalismo dos viveiristas certificados, já que frequentemente oferecem uma orientação e suporte aos seus clientes, auxiliando-os na seleção de espécies e variedades, na manutenção adequada das árvores e no planeamento das suas operações. Mas também é certo que o agricultor que se preze, sabe que tem de escolher as plantas certas, como primeiro passo para uma plantação bem-sucedida. Pois investir tempo na seleção adequada resultará certamente numa colheita farta e saudável no futuro.
Boa sorte nas suas produções!
Leia a Revista Voz do Campo → Edição de novembro 2023