A iniciativa intitulada “Dr. Bravo no Pomar” estreou este ano e visou dar a conhecer os processos de produção da maçã Bravo de Esmolfe de forma a promover e valorizar os produtores locais.

O CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, através da plataforma online drbravo.pt promoveu recentemente um programa de valorização turística denominado “Dr. Bravo no Pomar”, uma ação que, segundo os responsáveis, procurou proporcionar uma experiência única de imersão na tradição da colheita da maçã Bravo de Esmolfe. O programa incluiu uma visita guiada aos pomares da região, onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os métodos de cultivo tradicionais, aprender sobre o processo produtivo e ainda, colher as próprias maçãs. Além disso, os participantes puderam desfrutar de um piquenique repleto de produtos locais, imersos na beleza natural dos pomares de maçã Bravo de Esmolfe. Um cenário perfeito para apreciar o aroma e o sabor inigualável desta variedade de maçã, 100% portuguesa e única no mundo, originária de Esmolfe, no concelho de Penalva do Castelo. Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT, expressou o seu entusiasmo com o sucesso do projeto, reforçando que o objetivo foi criar uma nova oferta turística em Penalva do Castelo, apoiando os produtores locais e enaltecendo o seu esforço na preservação deste produto exclusivamente português. A iniciativa, com datas e vagas limitadas, atraiu visitantes de todas as idades e de várias regiões do país, do norte ao sul. Inclusive, de acordo com os responsáveis, a procura foi de tal maneira elevada que muitas pessoas não conseguiram efetuar reservas. Para o futuro a ideia será reforçar o projeto de forma a poder satisfazer a crescente procura e interesse.

Cada experiência teve a duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos que além da participação na experiência, incluiu ainda uma caixa de maçãs colhidas diretamente do pomar.

Leia este e outros artigos na Revista Voz do Campo, edição de novembro de 2023.