A ICL acaba de lançar a sua nova gama de suspensões AGRIMOBI, adubos líquidos com concentrações muito elevadas de nutrientes que, graças a um processo exclusivo de micro-moagem das partículas sólidas e à adição de toda uma série de tensioativos e adjuvantes que impedem a sua aglutinação e sedimentação, conseguem oferecer uma formulação altamente estável.O AGRIMOBI oferece uma combinação das vantagens dos adubos foliares líquidos e dos adubos sólidos: elevada concentração de nutrientes; facilidade de dosagem (é mais fácil dosear por volume do que por peso); melhor logística no manuseamento e armazenamento do produto; não gera pó; tem um pH neutro, ideal para favorecer a absorção foliar; e uma elevada capacidade de reumidificação.

Entre as novas gamas desenvolvidas pela ICL, existe uma gama específica para o olival, a AGRIMOBI Olive, concebida para responder às necessidades de cada fase da cultura, especialmente quando a procura de nutrientes é elevada e as carências podem levar a uma redução significativa da produção. Assim, para as aplicações outonais em olival, a ICL recomenda a aplicação de AGRIMOBI Olive-K (5-5-39).

AGRIMOBI Olive-K é uma suspensão concentrada de NPK com elevado teor de potássio, especificamente desenvolvida para a cultura da oliveira para prevenir e corrigir as carências, sobretudo de potássio, durante as fases de formação do caroço, engorda e maturação dos frutos.

O potássio é crucial para uma série de processos fisiológicos de importância vital para o crescimento, rendimento, qualidade e resistência ao stress. Aplicado por pulverização foliar, o AGRIMOBI Olive-K otimiza a absorção foliar e a penetração na cutícula, ativando as células metabólicas capazes de translocar os nutrientes para os órgãos-alvo. AGRIMOBI Olive-K contribui para a engorda dos frutos, induz a mudança de cor e favorece a síntese e a acumulação de azeite.

Além disso, em períodos de seca como a que estamos a viver em Portugal e Espanha, a absorção de potássio pelas raízes é reduzida e as necessidades da oliveira não são totalmente satisfeitas, mesmo que o solo tenha um teor suficiente de potássio. Em situações de stress hídrico, recomenda-se a aplicação de AGRIMOBI Olive-K para melhorar a hidratação e manter o turgor das folhas e dos frutos.Graças à sua formulação especial, o AGRIMOBI Olive-K tem uma elevada capacidade de resolubilização com a humidade ambiente, maximizando a taxa de absorção e aumentando o tempo de disponibilidade dos nutrientes na superfície foliar.

Devido à elevada concentração e pureza do AGRIMOBI Olive-K, apenas são necessárias pequenas quantidades para aplicação. Por isso, recomenda-se uma dose geral de 300-450 ml/hl. Esta dosagem deve ser ajustada de acordo com as condições específicas de cada parcela e em função do programa completo de fertilização.

Por último, a gama AGRIMOBI Olive dispõe de mais soluções adaptadas às diferentes fases críticas da cultura, como é o caso do AGRIMOBI Olive-N, especificamente concebido para prevenir e corrigir as carências, especialmente de azoto na fase de crescimento vegetativo; ou o AGRIMOBI Olive Total, com um elevado teor de azoto, fósforo, potássio e microelementos, especialmente recomendado entre a pré-floração e a pós-frutificação.

→ Mais informação aqui

Leia este e outros artigos na Revista Voz do Campo, edição de novembro 2023.