Futuro e Desafios do Setor Olivícola Nacional em Debate na 10.ª Edição das OLIVUM Talks

O evento contará com o Presidente da OLIVUM na sessão de abertura e o encerramento ficará a cargo do Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva.

A 10.ª edição das OLIVUM Talks, evento anual de referência no setor olivícola, está agendada para o dia 5 de dezembro, no Nerbe/Aebal – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, em Beja. Neste dia, serão partilhados os mais recentes dados do estudo ‘Alentejo a liderar a olivicultura internacional’, um projeto de extrema importância para o setor.

A sessão de abertura está agendada para as 9h30 e será conduzida por Pedro Lopes, Presidente da OLIVUM – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal. O encerramento, previsto para as 12h, será realizado pelo Ministro da Economia e Mar, António Costa e Silva.

Este ano, as discussões estarão centradas em quatro temas centrais que irão protagonizar os dois painéis de discussão. O primeiro painel, “Água e Olival – Desafios e Estratégias”, contará com a participação de Nelson Brito, Presidente do Grupo da Lei da Água e Coordenador da Comissão de Ambiente e Energia, José Núncio, Presidente da Direção da Fenareg, José Pedro Salema, Presidente do Conselho de Administração da EDIA, e Pedro Santos, Diretor geral da Consulai.

O segundo painel, “Economia e Azeite – Valorização e Tendências”, reunirá especialistas como Pedro do Carmo, Presidente da Comissão de Agricultura e Pescas, Mariana Matos, Secretária-geral da Casa do Azeite, Filipe Pombeiro, Presidente da Assembleia Geral do NERBE/AEBAL, e Juan Vilar, CEO da Juan Vilar Consultores Estratégicos.

No fecho desta 10.ª edição das OLIVUM Talks 2023, será prestada uma homenagem ao Eng. Armando Sevinate Pinto, 1.º Presidente da Assembleia Geral, reconhecendo o seu notável contributo para o desenvolvimento do setor.

AGENDA:

09h30 – Boas-vindas com Pedro Lopes, Presidente da Direção da OLIVUM

09h45 – “A Evolução Dinâmica de um Setor com Futuro”, Pedro Santos, Diretor Geral da Consulai


PAINEL I

10h00 – Água e Olival: Desafios e estratégias, com a participação de Nelson Brito (Presidente do Grupo da Lei da Água e Coordenador da Comissão de Ambiente e Energia), José Núncio (Presidente da Direção da Fenareg), José Pedro Salema (EDIA, Presidente do Conselho de Administração) e Pedro Santos (Diretor geral da Consulai).

10h45 – “O Azeite Português nos Mercados Internacionais”, Juan Vilar, CEO Juan Vilar Consultores Estrategicos


PAINEL II

11h00 – Economia e Azeite: Valorização e Tendências, com a participação de Pedro do Carmo (Presidente da Comissão Agricultura e Pescas), Mariana Matos (Secretária-geral da Casa do Azeite), Filipe Pombeiro (Presidente da Assembleia Geral NERBE/AEBAL), Juan Vilar (CEO Juan Vilar Consultores Estrategicos)

11h45 – Apresentação do projeto Centro de Alojamento de Emergência Social, Isaurindo Oliveira (Cáritas Diocesana de Beja, Presidente)

12h00 – Encerramento com Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva

→ Inscrições aqui

10ª Edição OLIVUM TALKS | 05 de dezembro 2023 | NERBE (Beja)

*Inscrições gratuitas mas obrigatórias.