A Inter Portugal possibilita o acesso da batata nova portuguesa e de hortícolas com qualidade ao mercado e para tal, está sempre disponível para parcerias assentes na sustentabilidade, desde a produção até aos clientes e utilizadores finais. Na atual campanha agrícola a INTER PORTUGAL pretende seguir a sua trajetória, procurando sempre a máxima eficiência em termos técnicos e económicos nas suas relações com os seus parceiros de negócio.

A contratação e produção de batata nova em Portugal em 2023, com um período de colheita que dura cerca de 6 meses por ano, em dois ciclos – Primavera/Verão e Inverno – ultrapassa os 350 hectares. Há um objetivo importante no Grupo Intersur de fornecer batata nova aos seus clientes, 12/12 meses por ano e de modo, a diversificar a origem da batata nova, surgiu a INTER PORTUGAL contando com Sérgio Margaço como diretor geral, Ana Andrade como gestora técnica e Célia Sanches nas funções administrativas.

A estratégia do Grupo Intersur baseia-se na diversificação das suas zonas de produção nos países onde está presente, com o objetivo comum de poder oferecer batata nova com qualidade aos seus clientes (centrais embaladoras e fábricas), em vários países de forma contínua.

Recorde-se que a INTER PORTUGAL, é uma empresa portuguesa constituída em 2022, pertencente ao Grupo Intersur, o qual desenvolve atividades de produção e de comercialização em vários países, desde finais da década de oitenta do século XX e que engloba as empresas: Espanha- AGROMAR HISPANA, INTERSUR 2011, INTERSUR Logistica, AGROBAROJA e AGRIINDUS; França- AGROMAR FRANCE e DAY PRESTA; e Portugal: INTER PORTUGAL BATATAS, LDA.

As atividades principais da Inter Portugal englobam:

Fornecimento de batata-semente (a Inter Portugal representa a STET Holland);

Contratação e produção com produtores nacionais de batata nova certificada (GLOBALGAP e GRASP);

Comercialização de batata nova no mercado nacional e exportação;

Produção e comercialização de outros produtos hortícolas (cenoura, cebola, alho francês, etc.).

Em estreita colaboração com produtores nacionais ao nível de estabelecimento de contratos de produção, fornecimento de fatores de produção (sementes, fertilizantes, etc.) e acompanhamento técnico e logístico, o Grupo Intersur dispõe de batata nova com qualidade para os seus clientes, com uma valorização justa. Há uma aposta no escalonamento das datas de instalação da cultura da batata (e variedades para vários usos culinários e segmentos de mercado) para se alargar o período da oferta da batata nova aos clientes ao longo do ano e por isso a inclusão da produção de batata estival para colheita no Inverno.

Inter Portugal tem o seu foco estratégico na batata nova como o seu produto principal. Contudo, em 2023 iniciou a contratação e produção de outros produtos hortícolas em 50 ha, com destaque para a cenoura, cebola e alho francês – tanto para mercado de fresco, como para processamento industrial. A Inter Portugal iniciou o estabelecimento de programas de produção destes produtos, porque representam vantagens e benefícios para os diferentes elos da cadeia de valor, desde o produtor aos clientes.

Nova Campanha 2023/24

Na atual campanha agrícola a INTER PORTUGAL pretende seguir a sua trajetória, procurando sempre a máxima eficiência em termos técnicos e económicos nas suas relações com os seus parceiros de negócio, dos fornecedores de fatores de produção e de serviços, produtores até aos seus clientes.

Somos conscientes que entramos numa nova era económica, provocada pela pandemia e pela guerra que causaram aumentos nos preços de todos os fatores de produção utilizados na produção agrícola e industrial, o que significa um aumento do risco económico na produção (em caso de perdas por fatores climáticos ou por pragas e doenças) e risco na segurança alimentar perante cenários de escassez por redução da área de cultivo (forma de mitigação do risco pelos produtores) ou por redução da produtividade. A nossa sugestão de forma muito séria é de que os produtores agrícolas procurem o estabelecimento de contratos de produção com os seus clientes, seja no mercado de fresco ou indústria, como forma de garantia de comercialização da sua produção a um preço que possa cobrir os seus custos de produção estimados no momento da instalação da cultura. Quanto maior a percentagem de área de produção contratada, mais estável estará o mercado quando chegar o momento da colheita. A contratação significa o estabelecimento de compromissos sérios. A INTER PORTUGAL, baseia a sua contratação de produção integralmente no estabelecimento de preços fixos ou de preços mistos (fixo e variável).

Batata Semente da STET HOLLAND em Portugal

A INTER PORTUGAL está preparada para as entregas de batata semente das variedades da STET pela sua rede de distribuidores em Portugal Continental, Açores, Madeira e em Cabo Verde.

Antecipamos e comunicamos que atualmente, as grandes tendências na produção de batata seguem de mãos dadas com a sustentabilidade a nível económico, social e ambiental, nomeadamente:

  • Com o aumento dos custos de fabrico dos fertilizantes azotados e consequentemente dos seus custos na produção de batata, hoje é um tópico principal, a preferência por variedades produtivas e robustas com menores necessidades de azoto.
  • Com a utilização massiva da agricultura de precisão através de GPS, cartas de NDVI, cartas de produtividade e com a possibilidade de aplicação em dose variável de fatores de produção (fertilizantes e produtos de proteção das plantas) na parcela, a disponibilidade de variedades mais eficientes e mais resistentes é um requisito maior para muitos produtores, fábricas, retalhistas, etc.
  • Com as alterações climáticas, nomeadamente com os períodos cada vez mais longos de vários meses sem chuva, alternados com chuvas muito intensas e concentradas em poucas horas ou em poucos dias, as variedades de batata mais tolerantes à seca, ganham também muita relevância.

A STET enquanto empresa inovadora e obtentora de novas variedades de batata e multiplicadora, desde há vários anos que inclui estes tópicos da sustentabilidade no seu programa de melhoramento varietal.

Na campanha atual, são estas as principais novidades que a STET apresenta:

Além das novidades, recordamos as principais variedades que a STET comercializa em Portugal:

  • Para fritura em palitos (polpa amarela): AGRIA e BRICATA;
  • Para fritura em rodelas (indústria): LEVINATA e VR 808 (exclusivo PepsiCo);
  • Pele vermelha e polpa amarela: CAMEL (precoce, dormência longa e resistências a Globodera rostochiensis e G. pallida), DESIREE e ZINA RED (muito precoce);
  • Pele vermelha e polpa branca: CERATA;
  • Pele branca ou amarela: AMARIN (polpa branca, muito precoce), AVANTI (muito precoce para lavar com resistências às sarnas), BELLINI, EL MUNDO (polpa amarela, calibre grado, muito produtiva e tolerante à seca), GAUDI, SAFARI, SPUNTA, TRIPLO, TYSON, VITALIA, etc.

Na presente campanha, a INTER PORTUGAL e a STET darão continuidade à realização de ensaios de campo, em diferentes regiões para a experimentação de novas variedades que se encontram em fase pré comercial, com destaque para variedades com qualidade de fritura em palitos e para indústria – variedades sustentáveis, mais resistentes às doenças e vírus, mais eficientes em termos de uso dos nutrientes e com menores necessidades de água para produzirem.

Desejamos um bom ano agrícola!

Autoria: Eng. Sérgio Margaço – Inter Portugal

Mais informações:
Eng. Sérgio Margaço
Tel.: 913 894 820
Email: sergio@grupointersur.es
www.grupointersur.es

→ Leia este e outros artigos na edição de novembro 2023 (clique aqui) da Revista Voz do Campo.