Já iniciou o período de votação para eleger a árvore que representará Portugal na edição europeia do Tree of the Year 2024. Até ao dia 5 de janeiro, todos podem votar na sua árvore favorita através de um sistema de votação online.

Mais uma vez foram excedidas as expectativas iniciais e o concurso da Árvore do ano 2024 viu aumentar o número de árvores candidatas em relação aos anos anteriores. Este ano, entre as 44 candidaturas recebidas, foram selecionadas as 10 árvores que seguirão para a votação nacional.

O júri responsável pela escolha foi constituído pelo Dr. António Bagão Félix (autor do livro Trinta árvores em discurso direto), o Eng. Rui Queirós (envolvido nos processos de classificação de Arvoredo de interesse público no ICNF durante a sua vida profissional ativa), Francisco Teotónio Pereira (produtor do programa Faça chuva ou faça sol), o Professor Pedro Arsénio (arquiteto paisagista) e o Eng. João Maria Salgado de Goes (diretor da UNAC).

Apesar de nesta edição predominar a árvore em espaço urbano, contamos novamente com exemplares de cariz florestal, reforçando a ligação rural – urbano tão necessária à salvaguarda dos valores florestais, muitas vezes afastados do espírito mais citadino. Não se pode proteger o que não se conhece, e as árvores nas cidades para além do valor paisagístico e ambiental que detêm, permitem também à Sociedade em geral uma maior proximidade com aqueles que são os nossos ativos florestais basilares, garante de sustentabilidade económica para o País, de Desenvolvimento Rural e da Conservação da Natureza à escala nacional.

O período de votação online decorrerá entre os dias 30 de novembro a 5 de janeiro, até às 23h59. O anúncio do vencedor será realizado no dia 10 de janeiro de 2023. Escolha a sua árvore preferida e vote!

Pode ver as histórias das dez árvores a concurso e votar em: https://portugal.treeoftheyear.eu/Vote

Anexos: Regulamento e Enquadramento do concurso.