A bioestimulação e os reguladores de crescimento são ferramentas essenciais para alcançar uma elevada qualidade dos frutos e aumentar a produção de pomares de frutos secos.

Estas técnicas envolvem o uso de substâncias naturais ou sintéticas para estimular o crescimento das plantas e melhorar suas caraterísticas produtivas.

A bioestimulação consiste na aplicação de produtos que promovem o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Essas substâncias podem ser hormonas naturais, extratos de algas marinhas, aminoácidos, entre outros. E tem como objetivo fortalecer as plantas, aumentar a produção de energia e melhorar a absorção de nutrientes.

Os reguladores de crescimento são substâncias químicas que podem influenciar o crescimento, a floração, a frutificação e a maturação dos frutos. Podem ser utilizados para controlar o tamanho dos frutos, melhorar a uniformidade da colheita e prolongar a vida útil dos frutos.

Os usos destas ferramentas podem trazer diversos benefícios para a produção de frutos secos, como o aumento do rendimento e da eficiência das culturas, melhoria da qualidade dos frutos, regulação do ciclo de crescimento das plantas e aumento da resistência a doenças e pragas.

As principais substâncias que regulam o crescimento das plantas, são o ácido abscísico (ABA), as auxinas, as citoquininas, o etileno e as giberelinas.

O ácido abscísico é produzido em situações de stress, como a falta de água, e atua inibindo o crescimento da planta e promovendo o fecho dos estomas, evitando a perda excessiva de água.

As auxinas são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento das plantas, regulando a divisão e alongamento celular. Elas também são importantes para a formação de raízes adventícias, indução ao enraizamento e crescimento.

As citoquininas têm função oposta às auxinas, pois promovem a divisão celular e estimulam a brotação lateral e o desenvolvimento das gemas

Retardam o envelhecimento e senescência das folhas, ajudam no abrolhamento das gemas e promovem a formação de gemas laterais (…).

→ Leia o artigo completo na edição de dezembro de 2023 (clique aqui).

Autoria: Manuel Machadinha – EasyNut