Num cenário onde a inovação global se encontra com o conhecimento local, a multinacional ICL e a Liscampo entrelaçam-se numa parceria estratégica que vai além da mera distribuição de produtos agrícolas.

A ICL, com a visão global e liderança na indústria de fertilizantes, identificou na Liscampo, não apenas um elo logístico, mas um parceiro essencial para acompanhar e atender às necessidades dos agricultores portugueses. Falámos com Fernando Ribeiro, gestor da Liscampo, para nos explicar o trabalho de parceria que estão a desenvolver.

Em traços gerais, o que é aos dias de hoje a Liscampo?

A Liscampo é uma das três empresas que fazem parte do grupo Novagril (as restantes são Floracampo e CAAL – Centro Agrícola do Algarve). É uma empresa com sede em Lisboa, armazéns em Torres Vedras e lojas em Torres Vedras, Lisboa, Arruda dos Vinhos e Azueira.

É um grupo de empresas que se dedica à distribuição e venda de produtos para agricultura, jardim e controlo de pragas.

Como surgiu e qual o objetivo da parceria com a ICL?

A parceria com a ICL começou com a venda fertilizantes de Libertação controlada da gama de Ornamentais e floresta, inicialmente na Liscampo. Com o desenvolvimento do negócio, alargámos a parceria também aos fertilizantes agrícolas, em todas as vertentes e em todo o país (Portugal). O objetivo da parceria visa dotar a nossa empresa de soluções abrangentes e inovadoras ao nível da fertilização, fazendo com que consigamos estar presentes nas principais culturas agrícolas, ornamentais e florestais de Portugal. Sendo inclusive referência em algumas dessas culturas, nomeadamente em vinha e floresta.

Quais as mais valias dos produtos da ICL?

Gama muito abrangente, com produtos tecnologicamente avançados e já de acordo com os mais recentes regulamentos europeus ao nível de fertilização.

Estamos a falar de que tipo de produtos?

Fertilizantes de libertação controlada (CRF granulados), para aplicação à plantação ou à sementeira. Nesta gama de produtos temos fertilizantes para ornamentais com padrões de libertação de 2/3 Meses até 16/18 Meses (Osmocote). Na linha de CRF (adubos de libertação controlada) para agricultura temos a gama AGROMASTER, que são fertilizantes de libertação controlada, nos quais o azoto (N) está parcial ou completamente encapsulado por uma pelicula 100% biodegradável (eqo.X). Para além disso comercializamos o fertilizante de referência para aplicação florestal: Agroblen com duração de 8/9 Meses, especialmente indicado para aplicação à plantação (…).

→ Leia a entrevista completa na edição de dezembro 2023.